Ranking mostra recuperação da Americanas e queda do Groupon. Foto: divulgação.

Na briga pelos acessos no e-commerce brasileiro, a Americanas.com mostra que ainda tem força no país, registrando aumento em visitas em fevereiro deste ano. Outro destaque, porém negativo, no ranking Hitwise foi o Groupon, que caiu de terceiro para décimo lugar.

O ranking, realizado pela Serasa Experian, destaca mensalmente a posição dos principais players do mercado de e-commerce no Brasil.

O líder da categoria "Compras e Classificados" segue sendo o MercadoLivre Brasil, que possui 10,11% de participação de visitas.

A Americanas.com, que pertence à B2W, que controla outras empresas do setor como Submarino e Shoptime, não trocou de colocação, ficando no segundo lugar.

No entanto, o aumento percentual foi visível, subindo de 3,29% no levantamento anterior para 4,80% de participação.

Vale lembrar que a B2W acumulou prejuízos nos últimos anos, perdendo espaço na concorrência do e-commerce. A B2W fechou 2012 no vermelho, com R$ 420,2 milhões negativos, aumentando o rombo de R$ 372,1 milhões de 2011 em 13%.

RANKING

O site Buscapé ficou em terceiro lugar no ranking do grupo de categorias “Compras e Classificados” em fevereiro de 2013, com 3,47% de participação de visitas.

Entre os top 10 ainda estão Dafiti (3,35%), Bom Negócio (3,05%), OLX (2,78%), Netshoes (2,74%), Shopping UOL (2,52%), Casas Bahia (1,87%) e Groupon Brasil (1,86%).

Em fevereiro de 2012, o 3º colocado no ranking foi Groupon Brasil (2,98%), seguido de OLX (2,64%), Netshoes (2,54%), Dafiti (2,06%), Buscapé (2,05%), Magazine Luiza (1,97%), Bom Negócio (1,75%) e Casas Bahia (1,74%).

A queda mais brusca foi a do site de compras coletivas Groupon, que perdeu mais de um terço de sua participação no mercado, e mostra que a presença do e-commerce coletivo está arrefecendo no mercado brasileiro, assim como no exterior.

REGIÕES

A região Sudeste continua com a maior participação em visitas aos sites de compras, com 61,42% da participação na categoria “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 02 de março.

No entanto, o sul vem firme na segunda colocação, abocanhando uma fatia de 15,17% no ranking. Atrás vem Nordeste, com 12,14%, Centro Oeste, com 7,74%, e Norte, com 3,53%.

No período, o Mercado Livre foi o primeiro colocado em todas as regiões, seguido pelo site Americanas.