Richard Fortes. Foto: divulgação.

A WatchGuard firmou um acordo com a Allier para a distribuição de seus produtos no mercado brasileiro. Com a parceria, a Allier deixou de contar com a Fortninet em seu portfólio, passando a oferecer as soluções da empresa de Seattle.

Segundo a distribuidora, o plano com a parceria é mais do que dobrar o número de parceiros na base da companhia, que conta autalmente com cerca de vinte canais, apostando no crescimento da marca fora do eixo Rio-São Paulo.

O acordo entre a WatchGuard e a distribuidora foi oficializado no início de marçco, mas as conversas entre as duas companhias já estavam em andamento há cerca de seis meses.

Com isso, a Allier se soma a ApliDigital na comercialização das tecnologias de segurança da empresa norte-americana no mercado nacional.

A presença da Fortinet, uma das rivais da WatchGuard junto com a Dell SonicWall, foi um empecilho para o andamento das negociações. Segundo fontes, o acordo basicamente dependia da substituição de uma marca por outra.

A mudança engrenou a partir de uma troca de gerência interna na WatchGuard com a saída de Leandro Rossevelt, hoje na McAfee, e a entrada de Richard Fortes, ex-gerente de desenvolvimento de negócios da Allier.

Com isso, as empresas afinaram sua sintonia, e a Allier intensificou seu um processo de avaliação de portfólio, deixando a Fortinet, empresa que representava 20% do faturamento da distribuidora.

Segundo Maurício Costa, diretor comercial da Allier, a perspectiva com a substituição é igualar esse número, mas dentro de um planejamento de crescente.

"Olhando para as necessidades do ecossistema, fomos ao mercado. Como a WatchGuard nos procurava, vimos se o que eles tinham agregaria mais aos nossos parceiros. A resposta para isso foi sim", explica o executivo.