Ceitec vai de SAP Pod com Netsul. Foto: divulgação.

A Netsul, companhia especializada em integração de TI, implantou na Ceitec S.A, estatal gaúcha do segmento de semiconductors, a tecnologia HP Pod, solução de data center in a box da multinacional.

Com 6 metros de comprimento, por aproximadamente 2 e meio de largura, o HP POD tem dez racks, cada um com capacidade de 50u, podendo chegar a até 500u. Sozinho, essa solução equivale a um centro convencional de 185 m². O valor do projeto foi de R$ 5 milhões.

Conforme a integradora, a empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) precisava de uma solução rápida e prática para sua infraestrutura de TI.

De acordo com o CIO da Ceitec, Ireneo Demanarig, a adoção substituiu os custos e demora que a instituição teria caso investisse em um centro de dados convencional.

"Se fôssemos construir um data center demoraria, no mínimo, um ano, devido ao processo de licitação, construção civil,  e a parte de energia e resfriamento, além do investimento que seria maior. Com o HP Pod, recebemos uma solução de última geração no formato de um container”, explica o executivo.

Com a nova estrutura, a Ceitec passou a contar com um ambiente de alta disponibilidade e gerenciado de forma centralizada, que permitisse que as simulações e testes de chips rodassem 24 horas sem downtime.

A estatal é a única empresa da América do Sul com capacidade para desenvolver circuitos integrados em escala comercial e a única na América Latina a ter uma design house e uma fábrica na mesma operação.

“Esse projeto melhorou até a qualidade de vida da nossa equipe de TI, não precisamos mais fazer plantão para verificar, às vezes de madrugada, porque o ar condicionado ou um servidor parou”, conta Demanarig.

Com o uso da solução, incluindo recursos como controle automático da temperatura, sistema anti-incêndio, ar condicionado, a empresa registrou economia no consumo de energia, com queda de 5% a 7% no valor da conta da Ceitec.

“Agora nossos engenheiros estão liberados para pensar em inovações e em novos projetos em vez de monitorar o ambiente de TI”, diz o CIO da Ceitec.

Este não é o primeiro contrato que a Netsul fatura junto à Ceitec. Em 2011 a empresa porto-alegrense venceu três dos quatro grupos de compras de telecom do Ceitec, podendo assinar contratos para fornecimento de equipamentos em até R$ 323 mil.

Foram adquiridos pelo Ceitec switches de distribuição, seis de acesso, dois racks e dois módulos 10G para Cisco 6500, que foram utilizados na expansão da rede de telecomunicações da empresa.