Isofarma adota ERP da IFS. Foto: divulgação.

A Isofarma, fabricante nacional de medicamentos em embalagens específicas (ampolas, seringas) para o segmento farmacêutico, anunciou a adoção do sistema de gestão integrada IFS Applications para suas operações.

O novo sistema substituirá o módulo de produção da SAP-Business One, o Add-on Line One, em um projeto que prevê a implementação em 10 meses dos módulos administrativos e mais seis meses para a camada de automação – MES (Manufacuring Execution System).

Os módulos implementados pela Isofarma incluem Back Office, cadeia de suprimentos, vendas, CRM, BI, PCP, Manutenção, Farmacovigilância, controle e garantia da qualidade e também a solução de rastreabilidade de medicamentos em atendimento a (RDC54/ANVISA). 

No projeto, implementado pela IFS Latin America, serão implementados também as soluções da camada de automação MES - Manufacturing Execution Systems que são os sistemas de pesagem de matéria-prima, WMS, amostragem e produção. 

Segundo Elisangela Aderaldo Vitor, gerente de Tecnologia da Informação da Isofarma, a troca de ERP partiu da necessidade de um sistema gerencial integrado, que atendesse às requerimentos de boas práticas da Anvisa de rastreabilidade (RDC-17) e qualidade de fabricação (RDC-54).

"Além de atender estas exigências, será possível minimizar controles manuais como planilhas e papéis, automatizar processos e atender necessidades de controle e garantia da qualidade. Outra necessidade era a de obter informações rápidas e precisas para tomadas de decisões”, afirma a CIO.

A IFS já contava com outras implantações em empresas do segmento farmacêutico, com mais de 50 clientes mundiais e locais no setor, entre eles o grupo espanhol Farmasierra e as brasileiras Instituto e Fundação Butantan, Blisfarma e FURP (Fundação para o Remédio Popular).

“Trata-se de um cliente muito importante para a IFS não somente no âmbito nacional quanto global, reforçando nossa base no segmento farmacêutico”, diz Marcelo Danza, Sales Manager da IFS Latin America.

Na parte de rastreamentos, este ano a Isofarma também investiu na adoção do padrão GS1 Datamatrix para qualificar o controle e distribuição em suas linhas de produtos. 

No mercado desde 2002, a Isofarma atualmente conta com 14.400 m² de área construída na cidade de Eusébio (CE), com uma capacidade de fabricação de 5 milhões de itens por mês.

Colaboraram com esta matéria:
NeoGrid