A Vicunha Têxtil, adotou a solução para CSC da Ellevo. Foto: Divulgação.

A Vicunha Têxtil, uma das maiores indústrias têxteis do mundo, adotou a solução para Centro de Serviços Compartilhados (CSC) 0800net, da Ellevo, para controlar os processos internos e as demandas recebidas entre os setores. 

Com mais de 45 anos de mercado, a Vicunha tem oito unidades fabris espalhadas pelo Brasil e duas filiais de venda no exterior (Argentina e Suíça), que empregam oito mil profissionais. 

O 0800net permite o registro de todas as tarefas realizadas, a padronização do atendimento e o acompanhamento da produtividade da equipe e das ações programadas. 

Na Vicunha, os setores de solicitação de serviço TI, engenharia de produtos, assistência técnica, gestão de contratos, serviços gerais, solicitação de amostras, RH, engenharia e projetos e suprimentos já contam com o 0800net, que em breve também contemplará também as áreas jurídica, comunicação e solicitação de clientes externos.

José William Silvério Costa, analista de sistemas da Vicunha, explica que antes de adotar a ferramenta, a companhia não tinha controle do volume ou andamento das solicitações recebidas. Além disso, não existia um Acordo de Nível de Serviço (SLA) da área de TI, para garantir um trabalho mais eficiente.

“Agora temos um SLA de atendimento de primeira resposta de três horas e estamos trabalhando para definir uma SLA de solução para as ocorrências. Ganhamos mais agilidade e melhoramos o atendimento dos clientes internos da organização”, avalia.

Antes do 0800net, as requisições feitas para área de TI da Vicunha eram realizadas via e-mail, tornando inviável o controle de todo o volume de solicitações. 

“Não havia um prazo para atendimento nem para atendê-las em um prazo aceitável para o solicitante”, explica José.

Após o mapeamento das atividades do setor, a Vicunha, com auxílio da equipe da Ellevo, criou um catálogo de serviços e realizou o processo de implantação do 0800net. A partir de então, todos os profissionais tem no sistema suas funções definidas, o registro de solicitações recebidas, caráter de urgência e tempo de resposta. 

“Temos uma visão estratégica, com todas as informações em uma única base, permitindo o controle e mensuração dos resultados. Tivemos um ganho considerável na produtividade, graças à organização das demandas”, conclui o analista.

A Vicunha Têxtil obteve receita líquida de R$ 1,6 bilhão em 2014, representando crescimento de 18% ante 2014 (R$ 1,4 bilhão).

Com sede em Blumenau e escritório de negócios em São Paulo, a Ellevo é especializada em softwares para gestão de processos e serviços e foi fundada em 2006. A empresa conta hoje com mais de 700 clientes ativos.