Marcelo Przyczynski, gerente de TI da área de elevadores da Thyssenkrupp para o Brasil. Foto: Divulgação.
A ThyssenKrup Elevadores prevê lançar em maio uma nova etapa do projeto de modernização da área de manutenção dos equipamentos, que permitirá a leitura dos dados do elevador pelo smartphone.
A etapa complementa um sistema de diagnóstico do elevador através de telemetria também desenvolvido pela companhia como parte de um esforço global de transformação digital.
Com esta tecnologia é possível utilizar os dados gerados pelo elevador de forma preditiva, transformando as operações de manutenção.
“Podemos monitorar, analisar e planejar a gestão de serviço, interligando diferentes áreas da empresa envolvidas no processo, como controle de qualidade, logística, engenharia de campo e assistência técnica”, destaca Marcelo Przyczynski, gerente de TI da área de elevadores da Thyssenkrupp para o Brasil.
As soluções desenvolvidas pela área de TI da Thyssenkrupp, que passou a transformar digitalmente a empresa em 2012, também melhoraram uma etapa do processo de manutenção que demanda um controle por parte da empresa: a rastreabilidade das peças de reposição.
Para evitar furtos, as peças são rastreadas através do número serial, permitindo à empresa saber quando saíram do estoque, se foram trocadas e devolvidas ao almoxarifado.
“Com esta solução de logística reversa, a empresa tem um controle mais eficaz do seu estoque e evita que as peças recolhidas caiam, por exemplo, no mercado paralelo. Um ganho financeiro, mas também de sustentabilidade, pois somos responsáveis por dar um destino correto às peças, quando voltam para a empresa”, relata Przyczynski.
Para chegar a essas soluções, a empresa passou por um processo de digitalização das informações referentes às ordens de serviço dos clientes de manutenção do Brasil.