A Bayer contratou a Ekantika Digital para criar uma ferramenta com realidade aumentada. Foto: Divulgação.

A Bayer contratou a Ekantika Digital para criar uma ferramenta com realidade aumentada voltada para o público interno.

O projeto criou a aplicação You@bayer, voltada para as ações de onboarding da organização. A solução apresenta as quatro plantas da empresa farmacêutica e química no Brasil (Socorro, Cancioneiro, Paulínia e Belford Roxo) para os novos colaboradores.

Luciana Jacob, líder de HR Talent Management da Bayer, relata que a nova estratégia surgiu devido a mais da metade dos ingressantes na organização estarem fora da matriz de São Paulo e, portanto, impossibilitados de participar da integração presencial. 

“Com o novo programa, apostamos em diversas ações de aprendizagem para receber e aculturar os novos colaboradores da mesma maneira. A campanha de lançamento teve a missão de mostrar uma ‘Bayer como você nunca viu’, demonstrando, inclusive, novas tecnologias de aprendizagem como o app de realidade aumentada You@bayer”, afirma.

A equipe da Ekantika Digital e Studio Abacate (startup e braço tecnológico da Ekantika) passou pelo menos um dia em cada uma das unidades da Bayer para fotografar e mapear os prédios. 

O projeto também utilizou imagens aéreas para retratar o posicionamento das unidades. Depois foi construída a planta em 3D para ser levada ao aplicativo. 

“Não temos apenas o foco na tecnologia, mas sim na estratégia e expertise do usuário, garantindo a qualidade e uma experiência adequada para cada um de nossos clientes”, explica Vanessa Pacheco, gerente de projetos da Ekantika.

Agora, cada funcionário que for integrado à equipe da empresa recebe em casa um kit que contém um cartão com instruções para acessar o aplicativo. Uma vez acessado, o aplicativo o redireciona aos quatro sites da Bayer, focadas em Consumer Health, Crop Sciense, Pharmateceuticals e Saúde Animal.

Por meio da realidade aumentada os funcionários conseguem fazer um tour, visualizar as plantas externas e entender quais departamentos funcionam em cada unidade.