A CNA contratou a DB1 Global Software para a criação do CNA Go. Foto: Divulgação.

A CNA contratou a DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, para a criação do CNA Go, plataforma para ensino de inglês que mescla atividades online (75%) e presenciais (25%).

O sistema busca promover a interação de alunos do mesmo nível com o apoio de áudios, vídeos e professores online.

A nova plataforma foi inspirada na estética dos mapas de metrô e é adaptativa, ou seja, tem uma metodologia que segue a maneira de aprender do aluno.

A CNA Go foi construída no conceito de gamificação, utilizando contextos relacionados a jogos, e permite a criação de ferramentas de engajamento por meio de três elementos principais: motivação, dados e interação. A medida que os novos territórios são explorados, os alunos são recompensados pelas atividades completadas.

De acordo com Jaime Cará, coordenador de tecnologia educacional e EAD do CNA, o projeto foi desafiador em muitos aspectos, especialmente em relação ao prazo e à busca de uma solução técnica partindo somente de um conceito. 

"As pessoas acham que criatividade é desenhar a partir de uma folha em branco. Mas na verdade ela tem a ver com resolução de problemas, da articulação dos recursos, pessoas e ideias à disposição e dos objetivos que convergem em uma solução única que não existia anteriormente", diz Cará. 

Desde agosto de 2017, cerca de 25 profissionais da DB1 foram envolvidos no desenvolvimento da plataforma CNA Go. 

"Desenvolver um projeto desse porte para o CNA e com abrangência nacional nos enche de orgulho. Nosso grande desafio foi calibrar constantemente o desenvolvimento de software para acompanhar a estratégia pedagógica do cliente", explica David Santos, diretor da unidade de IT Services da DB1.

Com 44 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, a CNA é uma das maiores redes no mercado de ensino de idiomas do país, com cerca de 600 escolas e 400 mil alunos em todo o território nacional.