Sites de m-commerce estão cheios de bugs. Foto: flickr.com/photos/milkor

Uma pesquisa do DeviceLab com sites de comércio eletrônico mostrou que as vendas pelo celular ainda são um calcanhar de aquiles do e-commerce.

Os dados apontam que 12% dos portais tinham erros que não permitiam a conclusão da compra. Todos os sites apresentavam algum tipo de falha, ainda que essas não determinavam a impossibilidade da conclusão da transação.

Do percentual de erros críticos por fluxo de compra, 69% estão no checkout, 18% na busca e 13% no detalhe do produto.

O DeviceLab não revelou com quantos nem com quais sites foi feita a pesquisa, apenas que a amostra consiste de 1,7 mil testes em portais que respondem por 80% do faturamento do mercado nacional.

“O e-commerce brasileiro vive um momento especial, crescendo acima dos 20% ano a ano, e os tablets e smartphones as possibilidades de crescer ainda mais são grandes. Por isso é importante ter um panorama da experiência do usuário nessas plataformas e aprimorá-la”, afirma Leandro Ginane, fundador da deviceLab, empresa de testes do grupo de mobilidade Ginane.

Segundo dados da F/Radar, 41 milhões de brasileiros já navegam em dispositivos móveis e 2,5 milhões de pessoas possuem o hábito de realizar compras via tablets e/ou smartphones. Além disso, de acordo com levantamento do Google, 52% dos usuários acreditam que uma experiência mobile ruim diminui as chances de engajamento com a marca.

ONDE
Na distribuição dos erros passo a passo, a identificação do usuário é onde está o maior problema, com 21%, seguido pelo carrinho de compras com 17% e por entrega/endereço com 16%. Com 13% os erros se encontram no detalhamento do produto e com 10% nos resultados de busca. Por fim, os passos de pagamento, preenchimento de busca e confirmação de compra estão com 8%,8% e 6%, respectivamente.

SISTEMAS
Os sistemas operacionais usados no estudo foram: Android (versões 3.2.2 – 4.0.3 – 4.0.4), iOS (versões 5 e 6) e Windows Phone. Além disso, os aparelhos utilizados foram os seguintes: Samsung Galaxy Tab (7’’e 10’’), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800.

iOS 5 FAIL
Quando os testes apontaram o percentual dos erros críticos por sistema operacional, o iOS 5 teve o pior desempenho com 16%, com uma melhora para o iOS 6, que teve 9% em problemas.

Os principais problemas encontrados no sistema operacional da Apple são relacionados a desempenho do Safari, browser nativo do sistema. No Android, a versão com mais dificuldades foi a 4.0.3 com 13%, já os sistemas 4.0.4 e 3.2.2 apresentaram 11%. Por fim, o Windows Phone 7.5 teve 13% de erros críticos.