As empresas que contrataram o SISPRO EFD-Reinf tiveram sucesso na entrega. Foto: Divulgação.

As últimas semanas foram bem agitadas para as empresas enquadradas no primeiro grupo da EFD-Reinf, porque a data limite para transmitir os arquivos com as informações das operações do mês de maio de 2018 foi dia 15/06.

O primeiro grupo de empresas a entrar na obrigatoriedade da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital das retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída) foi formado por entidades empresariais com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016 e as empresas que optaram por antecipar a obrigatoriedade ao eSocial.

Esta foi a primeira entrega da EFD-Reinf que deverá ser escriturada e transmitida mensalmente ao ambiente SPED até o dia 15 do mês seguinte ao que se refere à escrituração. 

 

Sucesso na primeira entrega da EFD-Reinf

As empresas que contrataram o SISPRO EFD-Reinf tiveram sucesso na entrega e cumpriram sua primeira agenda de obrigatoriedade.

O SISPRO EFD-Reinf, que é parte da SOLUÇÃO SISPRO FISCAL desenvolvida totalmente Cloud, é uma ferramenta que simplifica a escrituração das retenções e contribuições, atendendo plenamente as exigências da obrigação acessória EFD-Reinf.

O sistema possui diversas características que as empresas consideraram essenciais para compor sua solução e atender a demanda do fisco:

- Solução 100% Web (instalação Cloud ou On Premise);

- Para clientes que utilizam o SISPRO ERP Cloud, o SISPRO EFD-Reinf elimina a necessidade de integrações;

- Flexibilidade do SISPRO EFD-Reinf, que dispõe de diferentes modalidades de entrada e registro de informações, sendo 100% integrado a qualquer outro ERP de mercado;

- Interface amigável e intuitiva, ótima usabilidade, facilitando a execução das tarefas;

- Rotina de validação das informações, garantindo o compliance para a gestão fiscal das empresas;

- Conciliação de valores a pagar, possibilitando identificação antecipada de eventuais divergências e permitindo ajustes e reprocessamento ágil;

- Dashboards de acompanhamento e monitoramento das entregas e dos retornos à RFB.

 

Entrega da EFD-Reinf aconteceu superando desafios 

Os projetos SISPRO foram concluídos no prazo, superando os desafios que fizeram parte do seu dia-a-dia.  O apoio dos especialistas da SISPRO, bem como, a rápida resposta dos usuários, foi fator determinante na solução dos eventuais problemas.

Uma das maiores dificuldades sem dúvida foi o desconhecimento do próprio enquadramento na EFD-Reinf. Algumas empresas não tinham clara a data do seu enquadramento na obrigatoriedade da EFD-Reinf ou desconheciam o cronograma.

 

Confira aqui o cronograma:

1º/05/2018 – Grupo 1: Entidades empresariais, com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016;

1º/11/2018 – Grupo 2: demais contribuintes, exceto os previstos no grupo 3;

1º/11/2019 – Grupo 3: entes públicos.

 

Outro problema enfrentado pelas empresas, foi o grande volume de envio da EFD-Reinf para o ambiente nacional nos últimos dias que antecederam o dia 15 de junho, com muitas empresas transmitindo seus arquivos, gerando um alto volume de tráfego e congestionamento.

Além disso, as empresas tiveram dificuldades em alguns pontos do processo, tais como:

- Pesquisa cadastral na base de fornecedores para classificar o enquadramento de tipo de contribuinte previdenciário;

- Análise dos tipos de serviços tomados e prestados, buscando classificação correta e identificação de possíveis condições especiais;

- Registro incorreto dos valores de base e alíquotas de INSS nos sistemas ERP (de origem das informações);

- Deficiência nos processos internos de formalização na contratação de serviços de terceiros, fazendo com que os documentos fiscais com retenção recebidos sejam escriturados fora da competência.

 

Consultoria presente no projeto EFD-Reinf agrega resultados

Com a ferramenta especializada desenvolvida pela SISPRO, as empresas puderam contar com amplo apoio e participação de uma equipe de especialistas com grande expertise em EFD-Reinf.

A equipe acompanhou as entregas dos clientes no decorrer das últimas semanas, encerrando com sucesso esta primeira etapa com muitos feedbacks positivos recebidos de seus clientes.

 

Sua empresa ainda não entregou a EFD-Reinf?

Se sua empresa ainda não entregou a EFD-Reinf, confira as dicas que preparamos para você considerar no projeto de sua empresa e atender plenamente esta obrigação acessória.

Conheça o sistema SISPRO EFD-Reinf, especializado em EFD-Reinf com possibilidade de integração com qualquer ERP. 

Por fim, se você prefere apenas conhecer a obrigação acessória EFD-Reinf do SPED, visite a página EFD-Reinf: conheça esta nova obrigação acessória, onde reunimos para você todas as características e exigências do SPED.