A SuperVia opera o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação.

A SuperVia, responsável por operar o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, adotou o Veeam Backup & Replication. O objetivo é garantir a alta disponibilidade dos sistemas essenciais para a concessionária.

A SuperVia atua em uma malha viária de 270 km em oito ramais com 102 estações, num percurso que atravessa o Rio de Janeiro e mais onze cidades da região metropolitana. 

Depois da adoção da solução da Veeam, a empresa afirma que houve aumento de produtividade do departamento de TI, responsável não apenas pelos computadores e equipamentos dos funcionários, mas também pela manutenção dos sistemas do Centro de Controle Operacional, na sede da empresa no Rio de Janeiro. 

A ferramenta Veeam Backup & Replication é capaz de recuperar máquinas virtuais inteiras, arquivos individuais e itens de aplicações, além de oferecer proteção contra a perda de dados, monitoramento proativo e alerta de problemas, e verificar a recuperação de todo arquivo, aplicação ou servidor virtual. 

Para a SuperVia, isso se traduziu em backups do ambiente completo de TI três vezes mais rápidos do que a solução anterior proporcionava. A restauração também foi um principais pontos positivos da solução da Veeam. 

“Alguns servidores são bem críticos para a empresa, como o servidor de comunicação. Nas estações, por exemplo, ele é responsável por informar os passageiros sobre os próximos trens por meio de telas e vozes. Recentemente, tivemos um problema nesse servidor e em menos de 15 minutos a solução da Veeam conseguiu restaurá-lo”, disse o Coordenador de Projetos de TI da SuperVia, Thales Laray. 

Anteriormente, a SuperVia mantinha uma solução de backup para máquinas físicas, que não suportava mais o ambiente quase 100% virtualizado da empresa. 

“Antes, a perda de produtividade era enorme, uma pessoa ficava em tempo integral apenas administrando a ferramenta antiga de backup, enquanto poderia fazer outras coisas. Ela ficava dias ligando para o suporte para resolver problemas, e nem sempre conseguia resolver”, afirmou o gerente de TI da SuperVia, Gilberto Sousa. 

Fundada em 2006, a Veeam tem atualmente 39 mil parceiros e mais de 193 mil clientes no mundo. A sede mundial da Veeam está localizada em Baar, na Suíça.