A Unimed VTRP adotou o Elipse E3 para gerenciar sua sede em Lajeado. Foto: Divulgação.

A Unimed VTRP (Vales do Taquari e Rio Pardo) adotou o Elipse E3 para gerenciar sua sede em Lajeado. A Ideal Home, especializada em projetos de automação, realizou a implementação do sistema para controlar o prédio de 13 mil metros quadrados.

Presente em 59 municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo e região do Jacuí, a Unimed VTRP atende a cerca de 250 mil pessoas. 

Através do Elipse E3, os operadores da Unimed VTRP conseguem controlar e monitorar toda a iluminação, sistema anti-incêndio, geradores, nobreaks, cerca elétrica, reservatórios de água, bombas e televisores instalados nas diferentes salas e andares do edifício onde fica sediada. 

No rodapé de cada tela, o software exibe a lista de alarmes e eventos, mostrando as datas, áreas, mensagens com mais informações ou eventos e os nomes dos usuários que os reconheceram. 

O E3, em conjunto com os equipamentos da Homesystems, permite controlar todo o sistema de iluminação do prédio da Unimed VTRP. Via tela inicial, o operador pode acessar o andar que deseja monitorar. Uma vez na tela do subsolo, por exemplo, é possível clicar em cada ícone alusivo às lâmpadas existentes naquele andar para ligá-las ou desligá-las. 

Além disso, o operador pode programar os dias da semana em que as lâmpadas ficarão ligadas e desligadas em cada ambiente. A iluminação externa do prédio também pode ser ligada ou desligada via o software, assim como a cerca elétrica em torno do prédio. 

A dimerização é outro processo controlado pelo software. Caso haja uma maior incidência do sol sobre uma das salas do primeiro andar, por exemplo, o E3 permite diminuir automaticamente a intensidade da luz artificial daquele local. 

Seguindo a mesma inteligência aplicada na automação da iluminação, o E3 possibilita ligar ou desligar os televisores de cada ambiente do prédio via um simples clique sobre os ícones que os representam nas telas. 

“Nossa edificação foi construída com foco na sustentabilidade e melhor uso dos recursos naturais. Além disso, instalamos um sistema de ar condicionado VRF, sensores de movimento nos corredores e banheiros, elevadores inteligentes e brises. Esta gama de fatores, aliada à automação de todo o sistema de iluminação externa e interna, geraram uma redução significativa em nossos custos com energia”, afirma Lilian Ester Lohmann, coordenadora de logística da Unimed VTRP.

O E3 permite monitorar o desempenho dos dois geradores do prédio da Unimed VTRP. O sistema também monitora a USCA (Unidade de Serviço de Corrente Alternada), de modo a abrir ou fechar chaves, determinando se a energia será transmitida pela AES Sul ou pelos geradores.

Além dos geradores, o E3 faz a leitura da temperatura da UPS (Unidade Padrão de Serviço) e das tensões e correntes de entrada e saída dos dois nobreaks do prédio. 

O E3 monitora o nível de água nos reservatórios de água potável, proveniente da Corsan, e de água de reuso, oriunda das chuvas, sendo utilizada na irrigação dos jardins e vasos sanitários. Além disso, o software permite acompanhar o tempo de funcionamento em horas das bombas.