A Produtos Alimentícios Orlândia S/A – Brejeiro adotou o SAP ECC 6.0. A implantação foi feita com auxílio da Trust. Fundada em 1944, a Brejeiro produz arroz, soja, óleos vegetais, gordura vegetal e sementes e fatura em torno de R$ 850 milhões ao ano.

“Desde 2011 começamos a pesquisar o mercado de soluções ERP e optamos pelo SAP ECC 6.0, uma plataforma integrada de planejamento de recursos corporativos”, afirma o gerente de TI da Brejeiro, Luis Fabiano Caetano.

A Trust elaborou um projeto personalizado para garantir maior padronização nos processos de governança.  

O projeto foi implementado em duas fases. A primeira teve foco na identificação, entendimento e documentação dos processos de negócio e teve início em julho de 2012.

A segunda fase começou em setembro de 2012 e foi finalizada em agosto de 2013. A etapa contemplou o desenho e a construção da solução, além da implementação.

Agora, a empresa espera que com o novo ERP, acompanhado de estratégias e operações mais alinhadas, a produtividade aumente.

Outra vantagem que o novo sistema deve trazer à empresa é um dinamismo inerente ao software. Segundo Caetano, o processo operacional da empresa será acelerado. 

“Uma forma simples de exemplificar é a contabilização de notas fiscais emitidas. Com o SAP ECC 6.0 as notas são contabilizadas e processadas diretamente no sistema, pulando aquele demorado processo que migra de setor a setor para enfim, chegar à área contábil da empresa”, explica. 

Dentre os módulos que estão sendo implementados na Brejeiro, estão: contabilidade geral, DRE, contabilidade gerencial, gestão de ativos, administração de materiais, suprimentos, contas a pagar, contas a receber, entre outros. Ao todo são 22 módulos diferentes, que integrados, compõe o SAP ECC 6.0. 

A solução contemplou processos como: controle de materiais de terceiros, controle de grãos depositados, integração com balanças de peso e integração com equipamentos de medição de umidade dos grãos recebidos.

A Trust é especializada em TI e integração de soluções. A empresa conta com um quadro de mais de 300 colaboradores.

Segundo a Trust, até 2015, 50% da receita da empresa será proveniente das soluções SAP. Neste ano, a companhia deve dobrar de tamanho, chegando a R$ 100 milhões de faturamento.