Sistema da Coca-Cola no Brasil inclui 39 fábricas operadas por 16 grupos empresariais.

A Rio de Janeiro Refrescos, fabricante da Coca-Cola, apostou na Systax, companhia de inteligência fiscal, para conduzir o projeto de saneamento do cadastro de materiais. A implantação teve três fases: revisão e/ou atribuição da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) dos materiais da fabricante, revisão das descrições e também a classificação fiscal e revisão da descrição dos novos itens que são cadastrados diariamente.

A correta classificação fiscal de mercadorias na NCM é obrigatória em documentos fiscais e fundamental na identificação de diversos tributos, como IPI, II, PIS, COFINS e ICMS. 

No âmbito do comércio exterior, ainda há previsão de multa de 1% sobre o valor aduaneiro da mercadoria classificada incorretamente.

“A fabricante tinha problemas em sua base de cadastros e optou por criar uma área central na qual eram direcionados todos os cadastros da empresa. A necessidade inicial fez com que a Systax revisasse essa base de cadastros já existente e auxiliasse a equipe interna nos novos cadastros com o objetivo de estancar o problema”, relata a gerente comercial da Systax, Thaís Borges.

Para a Coca-Cola, houve melhora nos processos de cadastros com a centralização, como a redução de duplicidades no sistema, mais qualidade nas informações, alinhamento dos processos com áreas requisitantes como almoxarifado e engenharia e confiabilidade nas NCMs dos materiais. 

 A Rio de Janeiro Refrescos é uma das maiores fabricantes Coca-Cola no Brasil. Atualmente, quando se fala em Coca-Cola no país, fala-se de um sistema que reúne 39 fábricas operadas por 16 grupos empresariais, com quase 25 mil funcionários e frota de cerca de 10 mil veículos, responsável pelo abastecimento de mais de 1 milhão de pontos de venda em todo o país.

A Systax é uma das maiores empresas especializadas no acompanhamento do sistema tributário nacional, com mais de 1 milhão de regras no seu banco de dados.

A empresa tem hoje clientes como Decathlon, Henkel, Avon,Gerdau, Telhanorte e Cinemark usando sua solução integrada aos seus ERPs.

A empresa mantém uma base de dados com 1,5 milhão de regras fiscais estaduais, federais e municipais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI.