O Google lançou uma ferramenta focada em energia solar residencial. Foto: Olivier Le Queinec/Shutterstock.

O Google lançou uma ferramenta online para ajudar interessados em contar com um sistema de energia solar residencial a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados.

Com as informações, é possível decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa e o tempo de retorno do investimento.

A plataforma, chamada de Project Sunroof, surgiu após a empresa identificar que um número crescente de pesquisas online sobre potenciais economias com o uso de energia solar.

O projeto está sendo testado em São Francisco e em Boston, mas pode ser estendido para todos os estados americanos e, potencialmente, para outros países.

Os moradores da região em que a ferramenta está em funcionamento podem digitar o endereço de sua residência no Project Sunroof para saber a quantidade de luz solar que atinge seu telhado ao longo do ano.

A plataforma leva em conta quesitos como orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios, além dos padrões climáticos locais. Também é possível digitar o valou usual pago por mês com energia elétrica para personalizar os resultados.

Com as informações, a ferramenta estima o valor que o proprietário pode economizar com painéis solares e ainda ajuda a conectá-lo com fornecedores locais da tecnologia.