A Bacio di Latte, gelateria criada em 2011, contratou soluções da Totvs. Foto: Divulgação.

A Bacio di Latte, gelateria criada em 2011, contratou a Totvs para um projeto que pretende integrar backoffice, produção e lojas, além de automatizar os processos de ponta a ponta. A iniciativa tem relação com uma nova fase de governança na empresa, que visa a suportar sua expansão no mercado. 

A empresa recebeu recentemente um investimento do fundo TMG Capital que tem como principal objetivo financiar o crescimento. A tecnologia da Totvs foi selecionada para fazer a transformação digital da companhia, que assinou contrato com a desenvolvedora brasileira em junho.

A Bacio di Latte contava, até então, com uma solução desenvolvida especificamente para a empresa, mas que não está integrada ao sistema usado na frente de caixa. 

A demanda por automatizar a gestão surgiu em um ano de expansão da rede. Em 2016, a empresa deve abrir 30 novos pontos de vendas, entre lojas e quiosques, totalizando 60 unidades em funcionamento até o final do ano.

O projeto vai contar com as soluções da Totvs no modelo de assinatura Intera, lançado há cerca de um ano. 

“Não tínhamos intenção de investir em infraestrutura, então a simplicidade do modo de assinatura, além da segurança de termos tudo na nuvem, foram os maiores benefícios identificados. Além disso, tem a questão de termos um custo mensal, sem surpresas. Ser atendido pela própria Totvs também foi considerado um ponto a favor”, explica André Fior, CFO da Bacio di Latte.

O Intera é uma modalidade de contratação por assinatura mensa que inclui acesso a todos os softwares de gestão ERP e verticais da Totvs e à plataforma de produtividade e colaboração Fluig.

“Quando um cliente como a Bacio di Latte vê nesse modelo aderência ao seu negócio, temos a certeza de que estamos atendendo às expectativas do mercado por mais simplicidade”, diz Ronan Maia, head de Consumer da TOTVS.

A Bacio di Latte, que conta hoje com 480 funcionários em sua operação, contratou 60 identidades do Totvs Intera para acesso às soluções. A companhia passa, também, a utilizar hardware Bematech nos pontos de venda em suas novas unidades (não será necessário trocar o parque de máquinas existente para que a integração aconteça). 

O processo de implantação está programado para durar seis meses. A prospecção por um ERP durou cerca de dois meses. 

“Já tínhamos processos bem consolidados, mas temos que nos reportar a investidores internacionais, o que exige um determinado padrão de governança. Um objetivo secundário, que já funciona bem hoje, mas pode ser potencializado com a integração da frente de caixa com o backoffice, é utilizar, de forma mais estratégica, os dados de CRM”, conta Fior.

O italiano Edoardo Tonolli e o escocês Nick Johnston estão à frente da Bacio di Latte. A vinda ao Brasil, em 2011, foi influenciada pela crise europeia da época. Em seu primeiro ano de operação, a empresa ganhou o prêmio de melhor sorvete segundo a Veja Comer & Beber. 

A Totvs está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).