Rede varejista possui 107 lojas em Santa Catarina. Foto: divulgação.

A Koerich, rede varejista de móveis e eletrodomésticos, foi a primeira a implantar a nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) em Santa Catarina com a Inventti Soluções Empresariais, companhia especializada em emissão de documentos fiscais eletrônicos.

A implantação foi realizada na Mega Loja Koerich, localizada em São José, cidade da grande Florianópolis, mas o grupo já está autorizado a colocar a tecnologia em todas as suas unidades catarinenses.

Apesar da NFC-e ter iniciado no país em 2013, os catarinenses utilizavam apenas o Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) até então. Segundo a empresa, isso impedia a aplicação de algumas iniciativas de redes varejistas no estado.

“A partir de agora, Santa Catarina está abrindo as portas para que essas iniciativas possam ser aplicadas e que seja possível fazer parte do processo de digitalização do varejo, principalmente, nas grandes redes e startups que estão repensando a forma de consumo", ressalta Tibério César Valcanaia, diretor técnico da Inventti.

De acordo com a Inventti, a NFC-e elimina a necessidade de impressora fiscal e abre oportunidade para novas formas de venda, como o checkout móvel, permitindo que o vendedor finalize as vendas sem necessidade de passar por um caixa, por exemplo.

Assim, ela deve reduzir custos com compra de papéis e espaço para armazenamento, além de possibilitar a convergência entre documentos fiscais eletrônicos e meios de pagamento, como o PIX.

O documento ainda deve proporcionar mais agilidade, segurança e simplificação ao processo de coleta de impostos em Santa Catarina, além de trazer mais pessoas e negócios para a formalidade.

Fundada em 2007 em Blumenau, Santa Catarina, a Inventti soma mais de 1 bilhão de documentos fiscais emitidos por ano, com mais de 30 mil clientes. Entre eles, estão redes como Americanas, Sephora e Carrefour.

Já a Koerich existe desde 1955 e conta com 107 lojas, todas em Santa Catarina.