CEEE-D supervisiona religadores com Elipse.

Tamanho da fonte: -A+A

A CEEE-D, departamento de Operação da Distribuição da CEEE, adotou o software Elipse Power, da gaúcha Elipse Software, para monitorar dez religadores remotamente, por comunicação GPRS (3G).

Os equipamentos agora automatizados permitem à distribuidora atender a mais de 32 mil clientes nos municípios de Porto Alegre, Viamão, Butiá e Pântano Grande.

No projeto também atuou a Sul Engenharia e Sistemas, que prestou serviços de integração e implantação do sistema de automação dos equipamentos de distribuição.

Com a iniciativa, ainda em fase piloto, os operadores do sistema de distribuição da CEEE-D serão capacitados para usar o sistema automatizado, o que hoje só ocorre com as equipes de subestações, linhas e usinas.

O novo sistema de supervisionamento remoto permite que, em caso de suspensão no fornecimento de energia do meio alimentador da rede, o retorno do serviço ocorra em menos de cinco minutos, na maioria dos casos.

Sem a possibilidade de gestão remota, os intervalos atualmente variam de 20 minutos até uma hora.

No piloto, será testada a resposta dos equipamentos, sistemas supervisórios e meios de comunicação à nova solução, verificando também a redução dos índices de indisponibilidade de energia elétrica.