Solução da Tivit, transforma celular em cartão de crédito. Foto: flickr.com/photos/niels_

A Tivit, fornecedora de serviços integrados de TI e BPO na América Latina, anunciou o lançamento de sua solução tecnológica de pagamentos móveis, o PagCell.

A solução, que funciona como um cartão de crédito ou débito, permite ao usuário pagar suas compras e contas em estabelecimentos comerciais, com um celular, mesmo sem acesso à Internet.

O diferencial do PagCell é, justamente, funcionar independentemente de uma operadora de telefonia e também não necessitar de comunicação via NFC (Near Field Communication).

Para usar a solução, o usuário deve fazer o download do aplicativo PagCell, fornecido pelo banco ou empresa de cartões – podendo ser, inclusive, incorporado ao m-banking.

O aplicativo fica instalado no aparelho e, sempre que se deseje realizar algum pagamento, é criada uma chave visual do tipo token offline.

A chave gerada pode ser lida por uma câmera de outros dispositivos móveis ou até pela webcam de um computador.

Ao estabelecimento comercial, basta ter a solução instalada nesses receptores. Assim, a chave visual é enviada para os data centers da Tivit, que valida os dados com as instituições financeiras.

O PagCell foi integrado ao portfólio da empresa após a aquisição da empresa mLife, ocorrida em 2011.

Durante esse período, a plataforma passou por atualizações e adaptações, como a integração com a plataforma de pagamentos Superpag – e com a ferramenta de EDI (Eletronic Data Interchange), recém reformulada.

O objetivo da Tivit com esse lançamento é ofertar a tecnologia para bancos e grandes empresas que poderão distribuir o PagCell a seus correntistas, clientes e colaboradores.

“Existe um grande mercado potencial para soluções de pagamentos móveis, mas ainda há algumas barreiras que poderão ser transpostas com uma solução como o PagCell", afirma Armando Lins Netto, vice-presidente de ITO e Sistemas Aplicativos da companhia.