Novo BlackBerry Z30. Foto: divulgação.

A BlackBerry anunciou nesta quarta-feira, 18, o Z30, seu novo smartphone com o sistema BlackBerry 10, e o terceiro da companhia após o lançamento do sistema operacional, realizado em janeiro.

O Z30, sucessor do Z10, traz uma tela de 5" AMOLED full touch e roda com a nova versão do BB10, a 10.2. Segundo a fabricante canadense, o novo smartphone foi criado para que o usuário esteja sempre conectado e no controle de suas atividades.

Na parte do software, o novo telefone traz novidades como o Priority Hub, que centraliza conversas e notificações, selecionando as mais importantes para o usuário, facilitando e agilizando a busca de mensagens e informações.

Ele seleciona as mensagens prioritárias a partir do e-mail, redes sociais e outras contas, permitindo acesso instantâneo às conversas mais importantes.

Debaixo do capô, o novo telefone conta com um processador quad core de 1,7 GHz e bateria de 2880 mAh, com autonomia de até 25 horas de uso. Com estas especificações, a Blackberry aposta no Z30 como seu novo carro-chefe para o BB10, se recuperando das vendas fracas do Z10 e do Q10.

TENTANDO

Com a aposta em uma tela grande, os canadenses querem emplacar seu modelo entre os chamados "phablets", dispositivos móveis que ficam no "limbo" entre o smartphone e tablet, como é o caso do Galaxy Note, da Samsung e o Nexus 7, do Google.

No entanto, talvez o timing da Blackberry não tenha sido dos melhores. Na semana passada, a Apple fez o seu tradicional show para apresentar a sua nova geração de iPhones, o barato 5C e o high-end 5S.

Ao falar sobre isso, a analista do TechCrunch Natalia Lomas não perdoou a estratégia estranha da Blackberry, que resolveu mostrar seu novo aparelho sem maiores alardes ou pretensões, mesmo ele sendo seu novo modelo de ponta.

"De todos os dias do ano em que poderia lançar um novo smartphone carro-chefe, a escolha parece uma escolha inusitada. É quase como se a BlackBerry parasse de tentar. Ou se este telefone foi desenvolvido antes da definição das novas 'alternativas estratégicas' da companhia - como procurar um comprador para a empresa", fuzilou.

O Z30 estará disponível na próxima semana no Reino Unido e no Oriente Médio e todas as outras regiões receberão o aparelho em breve. Segundo a BlackBerry, os preços serão anunciados pelas operadoras no momento do lançamento.