O case premiado apresenta práticas de Fala e Escuta no modelo do GPTW. Foto: Divulgação.

A Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial, acaba de ser premiada pela segunda vez com o Top Ser Humano, da ABRH-RS, por suas práticas de comunicação interna. Das 23 empresas reconhecidas pelo prêmio, a Cigam e a Delta, fornecedora de tecnologia para gestão pública, são as únicas do segmento de TI.

Entre as outras companhias que receberão o destaque em 2014 estão Braskem, Randon, Grêmio Náutico União e Hospital Moinhos de Vento.

A primeira distinção foi recebida pela Cigam em 2010. Este ano, o case premiado apresenta práticas de Fala e Escuta no modelo do Instituto Great Place to Work (GPTW). 

“Para nós, a efetividade da comunicação interna depende da capacidade de falar e ser compreendido e, acima de tudo, ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Assim, a empresa desenvolve práticas direcionadas tanto à emissão quanto à recepção de informações”, ressalta Línique Karling, psicóloga organizacional da Cigam.

No case premiado, uma das práticas é a “Boa do dia”, que utiliza a tela de fundo do ERP Cigam (principal produto do portfólio da empresa) como um canal de comunicação com os usuários internos. 

Assim, é possível manter a intercomunicação fácil entre os colaboradores da companhia, pois a maioria deles trabalha diretamente com o sistema e tem acesso imediato às informações postadas.

“Usamos esse canal para expor publicamente elogios recebidos, boas notícias da empresa e dos colaboradores, dicas de saúde, etc” diz Raquel Engeroff, coordenadora de educação da Cigam.

A ideia surgiu da sugestão de um colaborador, por meio do Programa de Sugestões, outra prática relatada no case premiado. 

O Top Ser Humano é uma premiação da área de Recursos Humanos que tem como objetivo reconhecer as empresas que se destacam por suas ações de gestão de pessoas.

A Cigam atingiu um faturamento de R$ 45 milhões em 2013, um crescimento de 8% em relação a 2012.

Com 20 anos de mercado, a Cigam possui 42 unidades no país e uma no México, abrigando um total de 700 profissionais.

 

Confira todas as empresas premiadas pelo Top Ser Humano, que terá sua cerimônia realizada no dia 1º de outubro:

Agrale S.A.

Artecola Química

Banco De Lage Landen Brasil S.A.

Braskem

Certel

Cigam Software Corporativo

Comunicare Aparelhos Auditivos

Delta Tecnologia em Gestão Pública

Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios HAAG S.A.

Empresas Randon

Grêmio Náutico União

HERC

Hospital Ana Nery

Hospital de Caridade de Ijuí

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Hospital Moinhos de Vento

Killing Tintas e Adesivos

Kley Hertz S/A Industria e Comércio

Nexteer Automotive

Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Triunfo Concepa

Unimed Erechim 

Unique Rubber Techonologies