Curso foca apps para iOS. Foto: 360b/Shutterstock.

Para dezembro está prevista a formatura da primeira turma do Brazil Education Program for iOS Development (BEPiD), oferecido pela PUC-RS e pelo Instituto Eldorado em Porto Alegre. Com isso, estão abertas as vagas para a segunda turma do curso, que inicia no Tecnopuc em fevereiro de 2015.

Com prazo até 30 de setembro, candidados podem se inscrever neste link para as cem vagas oferecidas para a capacitação, com duas turmas e currículo com vinte horas semanais.

O foco do curso é no desenvolvimento de aplicações para iOS, sistema que representa 10% do share de usuários de dispositivos móveis na América Latina, segundo dados da consultoria mexicana Guia Local.

Segundo destaca a Zero Hora, a primeira turma do BEPiD desenvolveu apps voltados a transporte, coleta seletiva e segurança, entre outros, inclusive em parceria com a prefeitura de Porto Alegre.

Umm exemplo foi o Move Safe, aplicativo que usa GPS para sinalizar pontos de Porto Alegre com maior risco de atropelamentos e acidentes de transito. O projeto foi realizado em parceria com o DataPoa, iniciativa da prefeitura que abriu dados da administração municipal para ser empregada na criação de apps.

A iniciativa mapeia os sinistros em cada uma dessas localizações, criando uma escala com três níveis de perigo. Quando os motoristas e pedestres se aproximam desses pontos críticos, o app envia avisos sonoros ou comandos visuais para seus smartphones ou tablets.