O Ibope vai medir a audiência de programas assistidos sob demanda. Foto: Minerva Studio/Shutterstock.

O Ibope Media lançou na quinta-feira, 17, um serviço de medição de audiência de TV usando os dados de audiência de programas assistidos sob demanda. O objetivo da atualização é mensurar novos hábitos de consumo de vídeo e realizar uma entrega de resultados mais completa.

A nova tecnologia é integrada ao peoplemeter DIB 6, que reconhece o áudio da atração assistida e o atribui à respectiva emissora de TV.

A medição contempla o conteúdo sob demanda oferecido por operadoras de televisão por assinatura, além do conteúdo assistido com o auxílio de mídias externas, como laptops projetados na televisão, pen drives, HDs externos e aplicativos de SmartTVs, como YouTube e Netflix. 

Os aparelhos periféricos como consoles de videogame, AppleTV e blue-ray player também entrarão na contabilidade.

A nova entrega faz parte de um plano de coleta de dados iniciado há três anos, quando o Ibope passou a instalar o DIB 6, em substituição ao aparelho DIB 4. Ainda em 2015, o Ibope Media disponibilizará a medição de streaming de TV, com o objetivo de medir a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores.