Richard Hager. Foto: divulgação.
Com pouco mais de um ano de existência, a startup Nubeliu quer ser firmar como um dos principais nomes em projetos do OpenStack, plataforma de código aberto para computação em nuvem, no país.
Concebida em 2014 por Rodrigo Benzaquen e Richard Hager, ex-executivos do Mercado Livre, a Nubeliu se formou a partir de um projeto de Openstack que definiu toda a nuvem do site de e-commerce, criando uma infraestrutura de cloud privada com mais de 16 mil servidores virtuais e 3 mil servidores físicos.
Segundo Hager, COO da empresa, foi deste projeto que o corpo de engenheiros que hoje forma a Nubeliu adquiriu a expertise na área de cloud em código aberto. O plano com a nova empresa é levar a proposta para mais empresas no mercado nacional e América Latina.
O portfólio da Nubeliu hoje é formado por três produtos principais: instalador (Ten Tails); dashboard (Rocket); e billing (módulo de cobrança do Rocket). Além disso, a empresa pretende levar serviços de consultoria, suporte e monitoramento de ambientes na plataforma aberta.
"Temos um foco em cloud para companhias e médio e grande porte, com mais de 50 servidores. Já estamos com projetos em três grandes empresas no país e nosso plano é crescer a partir deste lastro que estamos estabelecendo inicialmente", revela o executivo.
Um dos cases de implementação de Openstack pela Nubeliu é na Oi, onde a empresa desenvolveu uma plataforma cloud para suportar um novo serviço da operadora que, segundo o COO, demandava uma carga de 1 petabyte em dados, uma escala que seria proibitiva caso adotasse o formato de soluções de virtualização proprietária - por exemplo, VMWare.
“A adoção de nuvem privada ou pública com OpenStack é de até 70% mais barata em comparação às soluções convencionais e proprietárias do mercado e o projeto de cloud é executado 400 vezes mais rápido do que os projetos com múltiplas tecnologias de virtualização”, afirma Hager.
Outro projeto está em andamento com a Totvs, onde a Nubeliu está desenvolvendo a partir do Ten Tails uma plataforma de alta complexidade para uma futura oferta de ERP SaaS da companhia.
"Trabalhamos com o Openstack desde o desenho da infraestrutura (IaaS), plataforma de desenvolvimento das aplicações (PaaS) e o software final (SaaS)", explica o COO.