Claudio Tancredi, country manager da Hitachi Vantara. Foto: Divulgação.

O processo de adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem rendido novos negócios para a Hitachi Vantara. 

A empresa, tradicionalmente reconhecida como fornecedora de soluções de armazenamento de dados, tem aproveitado a nova legislação para trabalhar em projetos que também envolvem sua oferta de analytics.

“Não vendemos um software pronto para quem busca estar em compliance com a LGPD. A empresa avalia o negócio dos clientes para verificar o que deve ser adequado. Às vezes o movimento exige apenas mudanças nos processos”, destaca Fabio Meneghim, Big Data & Analytics Sales na Hitachi Vantara.

Para a Hitachi, a LGPD possibilita a participação nos projetos desde a consultoria, de maneira agnóstica, até, posteriormente, a oferta de equipamentos e soluções quando necessário.

“Temos tido a oportunidade de conversar com os clientes para entender o ambiente de dados, arquitetura, integração, orquestração e todas as áreas em que temos experiência. As empresas precisam encarar isso como uma vantagem competitiva, pois com um melhor uso de dados se alcança maior visibilidade do cliente e novas oportunidades de negócios”, completa Meneghim.

A estratégia terá um novo impulso com a intenção da Hitachi de integrar a Hitachi Consulting Corporation à Hitachi Vantara Corporation, anunciada ontem. O movimento é parte da estratégia de expansão global atrelada às soluções digitais.

A organização integrada operará sob a marca Hitachi Vantara, a partir de janeiro de 2020.

“Essa união vai possibilitar que o assessment para projetos ligados a LGPD conte com a nova unidade, que pode trabalhar de forma mais profunda em processos, além da tecnologia”, completa Claudio Tancredi, country manager da Hitachi Vantara.

Com essa integração, a Hitachi espera fortalecer seu portfólio de serviços e produtos, reforçando a integração entre a Hitachi Vantara e suas unidades de negócios verticais.

“Como uma empresa de soluções digitais com foco em consultoria, alinhada à estratégia de inovação social da Hitachi, nosso objetivo é fornecer resultados comerciais tangíveis aos nossos clientes, alavancando a vasta tecnologia da informação e operação da Hitachi", destaca Hicham Abdessamad, presidente e diretor executivo da Hitachi Consulting.

O Grupo Hitachi tem aproximadamente 300 mil funcionários em todo o mundo. 

A Hitachi Vantara é a união da Hitachi Data Systems, companhia de armazenagem de dados, com a Hitachi Insight, focada em internet das coisas, e a Pentaho, responsável por um produto open-source de análise de dados e adquirida em 2015.

Presente no Brasil há 27 anos, a empresa conta hoje com mais de 100 funcionários. Até o final do ano, o número de colaboradores deve crescer 30%.