A Atento adotou as soluções de comércio colaborativo da SAP Ariba. Foto: Divulgação.

A Atento, terceira maior empresa do mundo de soluções de relacionamento com o cliente, adotou as soluções de comércio colaborativo da SAP Ariba para consolidar o seu modelo global de compras, padronizando suas operações em todos os países.

Em 2014, a empresa começou a reestruturar sua área corporativa de compras. Na época, o grupo tinha operações de compras independentes nos 13 países em que atua.

Em sete meses, a Atento implementou o Ariba Sourcing em 11 países, que passaram a trabalhar de forma padronizada, centralizando o relacionamento e negociação com seus fornecedores.

“Para melhorar a efetividade da função compras e capturar oportunidades de negociações globais, instituímos uma estrutura mais centralizada e forte”, relata Daniel Halac, diretor global de compras da empresa.

Com o objetivo de tornar a á área estratégica, foi implementada a gestão de categorias para as principais linhas de gasto. Para isso, foi necessário mudar o modelo de compras e a cultura vigente até então nas diferentes operações da Atento.   

“Optamos pelas soluções da SAP Ariba porque, além de serem ferramentas globais de alta tecnologia, reúnem as características essenciais ao nosso negócio. As soluções upstream da Ariba são dotadas de enorme flexibilidade, permitindo a incorporação de políticas e processos pré-definidos pela área de Compras e rápida implementação em todos os 14 países”, destaca.

Com a utilização da nova solução, a Atento registra o lançamento de mais de 1,8 mil processos de cotação (RFPs) via ferramenta e mais de 45 leilões eletrônicos. 

“Uma das grandes vantagens das soluções implementadas é poder gerir os indicadores de compras de forma centralizada. Hoje é possível acompanhar relatórios online sobre a evolução da operação de compras nos países, a economia das negociações, o nível de serviço da área e a produtividade de toda a estrutura”, afirma o diretor global de compras. 

De acordo com Leandro Toth, gerente da Atento responsável pela implementação da ferramenta, as soluções SAP Ariba permitem uma gestão global de contratos.

“Dessa forma, passamos a ter visibilidade dos contratos ativos em todo o mundo, obtendo uma capacidade de antecipação e gerenciamento importantes”, destaca.

Brasil, México e Espanha já dispõem do módulo de contratos implementado. Em breve, ele será estendido para todos os escritórios da Atento.  

“Teremos uma visão completa de mais de 1 mil contratos ativos com os nossos fornecedores em todo o mundo”, completa Halac. 

Depois de organizar a gestão de contratos, a próxima implementação será a padronização da gestão de fornecedores.  

“Este ano ainda, com a plataforma Ariba, vamos homologar e avaliar fornecedores de forma centralizada para todo o mundo”, detalha.

A Ariba foi adquirida pela multinacional alemã em 2012, por US$ 4,3 bilhões. Em 2015, a SAP divulgou ter 15 canais no brasil capazes de oferecer a solução, e meta de conquistar mais cinco até o final daquele ano. 

O grupo inclui grandes consultorias internacionais como Accenture, CSC, Deloitte, HP, IBM; players mais especializados como Sonda, T-Systems, Neoris, Complex IT e Softtek e também parceiros brasileiros mais focados no universo SAP como Fusion, PGT, SPRO, Star e Stratesys.