Ferramenta será usada nas 14 unidades da instituição. Foto: Flickr.com/davidburnand.

O Banco Pine, instituição de atacado focada no relacionamento de longo prazo com clientes de grande porte e investidores, conta com a plataforma de vídeo Polycom Real Presence. 

O projeto foi executado pela A.Telecom, há 20 anos no mercado de telecomunicação e TI. O serviço prestado foi de instalação, operação e manutenção em todas as sedes da empresa.

Com ela, colaboradores e gestores podem realizar reuniões e treinamentos por videoconferências, sem a necessidade de deslocamento até a matriz em São Paulo.

O banco conta com mais 11 agências: Blumenau, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Além disso, há uma subsidiária em Nova Iorque e uma agência nas Ilhas Cayman. 

Além de reduzir o custo com viagens, a solução permite que sejam feitas mais reuniões para apresentação de resultados. 

“Os deslocamentos das filiais para a Matriz em São Paulo consequentemente resultavam em gastos com compra de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, entre outros. A expectativa é que as despesas anuais de viagens sejam reduzidas entre R$ 70 e 150 mil, já descontados os custos com o projeto”, diz Felipe Redondo, superintendente executivo de Tecnologia da Informação da instituição.

A partir do uso da ferramenta, os gestores acompanharam a instalação da filial dos Estados Unidos. O setor de recursos humanos também faz uso para entrevistas com candidatos para outras unidades. 

Inicialmente foi feito um piloto na matriz e na filial do Rio de Janeiro, quando foram instalados o HDX 7000, o Real Presence Collaboration Servers (RMX) 1505 HDR, para conexão multiponto, e Video Border Proxy (VBP) 4555, como solução de firewall. 

Com os resultados, a expansão foi feita em dez unidades do Brasil, que utilizam o HDX 6000, e depois para Nova Iorque, que além do HDX 6000, também conta com a solução de firewall para segurança VBP 200.

A empresa garante que a solução demanda pouca largura de banda e conta com imagens em alta definição, compartilhamento de conteúdo e mobilidade.