Atua integra unidades da Agrodanieli. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Agrodanieli, produtora de alimentos sediada em Tapejara, região norte do Rio Grande do Sul, adotou soluções da Atua Sistemas de Informação para fazer melhorias no setor de TI e redes de sua matriz e filiais.

A empresa investiu na implementação de 26 switches gerenciáveis da Dell - dois Core modelo 6264 e os demais dos modelos 2824 e 2848. Além disso a rede foi configurada através de 8 redes virtualizadas (VLANs).

Para ligar as seis unidades da companhia, a empresa usou sua rede de fibra óptica para a criação de uma rede interna via VPN. Para solucionar problemas de tráfego, a Atua dividiu logicamente a rede e organizou o tráfego de informações com a implantação de switches gerenciáveis.

“Conseguimos criar rotas com melhor direcionamento para o fluxo de dados dos dispositivos, gerando assim mais eficiência e estabilidade. Com isso, podemos usar todos os provedores de serviços na mesma rede física, separando apenas pela virtualização”, esclarece Ezequiel Brusso, coordenador de TI da Agrodanieli.

Após a instalação de switches gerenciáveis e de uma ferramenta de monitoramento, o desempenho da rede melhorou, oferecendo mais agilidade no desenvolvimento de tarefas. Na indústria também foi implantado servidor de arquivos e autenticação, políticas de grupo, controle de internet e atualização do Firewall.

Outro serviço implantado foi Zabbix, uma ferramenta para monitorar a performance e a disponibilidade da rede. O recurso monitora o tráfego em cada porta da rede com a finalidade de reduzir a instabilidade.

“Assim temos um histórico de ocorrências que nos ajudam na prevenção de problemas, reduzindo as paradas críticas por mau funcionamento de uma estação para os serviços vitais”, afirma Brusso.

Também foi instalado na Agrodanieli o Samba 4 - servidor de arquivos e autenticação, sem custo de licenciamento e com recursos que equivalem aos softwares proprietários.

Foram definidas Group Policy (GPO), ou seja, políticas de grupo para controlar o ambiente de trabalho, contas dos usuários e computadores. Além disso, o Firewall foi atualizado e foi instalado um proxy para acelerar a internet e controlar os acessos.

O coordenador de TI da Agrodanieli diz ainda que as soluções implantadas pela Atua melhoraram o controle do setor de TI sobre a rede.

“Agora atendemos de forma mais rápida e eficaz todos os chamados a nós direcionados. Os chamados relatando problemas de desempenho da rede reduziram, possibilitando assim projetarmos com mais eficiência e segurança as instalações futuras de novos dispositivos”.

Especializado na comercialização de grãos desde 1984, a Agrodanieli trabalha no recebimento de grãos, produção de farelo, óleo de soja e carnes. A empresa comercializa os produtos com as marcas Isidoro, Piu Bello e Danieli.