Os recursos do INOVApps somam um total de R$ 4,5 milhões. Foto: MiniCom.

O concurso de aplicativos e jogos sérios INOVApps realizou sua cerimônia de premiação na sexta-feira, 14. Os recursos do concurso somam um total de R$ 4,5 milhões. Cada um dos 25 projetos vencedores de aplicativos receberá R$ 80 mil. Já os 25 projetos escolhidos de jogos sérios terão prêmio de R$ 100 mil cada um. 

O INOVApps, que recebeu 2,5 mil inscrições de todas as regiões do Brasil, é uma iniciativa do Ministério das Comunicações em parceria com o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).

As categorias com maior número de projetos escolhidos foram as de educação, em que se encaixam 17 dos 50 selecionados; saúde, com sete representantes; e turismo, com cinco. 

Durante dois anos, a primeira versão dos jogos e apps selecionados ficarão sob propriedade do MiniCom, que irá distribui-los gratuitamente. 

Nesse período, os desenvolvedores terão que entregar ao ministério as atualizações da versão gratuita. Mas paralelamente, poderão lançar suas versões comerciais dos aplicativos.

"Nosso objetivo é fomentar as cadeias produtivas desses conteúdos e estimular pequenos desenvolvedores e empresas da área da economia criativa. O Brasil já é o quarto maior consumidor mundial de games, mas não consegue se destacar como desenvolvedor na produção mundial desses jogos", reforça a coordenadora de projetos especiais da Secretaria-Executiva do MiniCom, Wanessa Oliveira.

 

Os 25 apps selecionados foram:

1 - Kosme (Educação/Ensino)

2 - GoThere (Mobilidade Urbana)

3 -  Janela Mágica (Educação/Ensino)

4 - Mobguia - guia digital para eventos e turismo (Turismo e Grandes Eventos)

5 - Rede de Vizinhos Protegidos (Segurança Pública)

6 - Meu Dia Alimentar (Saúde)

7 - TikMu (Turismo e Grandes Eventos)

8 -  Sala Digital (Educação/Ensino)

9 - Mineração, Visualização e Republicação dos Dados de Educação do Brasil (Tratamento de Indicadores de Políticas Públicas)

10 - Museu Sem Paredes - São Miguel das Missões (Turismo e Grandes Eventos)

11 - SigaLei (Tratamento de Indicadores de Políticas Públicas)

12 -  Stresslab - Laboratório do Stress (Saúde)

13 - CCPBr - Central de Consultas Públicas do Brasil (Gestão Colaborativa de Utilidade Pública)

14 -  Desaparecidos Brasil (Segurança Pública)

15 - O que é, O que é: Minha Máquina de Explicações (Educação/Ensino)

16 - Kriativar (Educação/Ensino)

17 -  Cooperia (Gestão Colaborativa de Utilidade Pública)

18 - Troca Treco (Gestão Colaborativa de Utilidade Pública)

19 -  Acesso Brasil (Educação/Ensino)

20 -  Smart Study Plan (Educação/Ensino)

21 - Voluntário (Difusão de Campanhas de Utilidade Pública)

22 - CheckMyECG (Saúde)

23 - Tributo Scanner (Direitos e Defesa do Consumidor)

24 -  SCT sureWAY! (Mobilidade Urbana)

25 - Rastros da Lei (Direitos e Defesa do Consumidor)

 

Os 25 jogos selecionados foram:

1 - Um Quarto (Educação/Ensino)

2 - Game Recuperação Muscular (Educação/Ensino)

3 - Chili Crab e as Notas Musicais (Educação/Ensino)

4 - Redescobrindo o Brasil (Turismo e Grandes Eventos)

5 - Abecedário (Educação/Ensino)

6 - Detetives da História (Educação/Ensino)

7 - Planos e Ação (Educação/Ensino)

8 -  Trânsito Legal (Mobilidade Urbana)

9 -  VacinAÇÃO! (Saúde)

10 - EquiLibra (Educação/Ensino)

11 -  Na hora do Aperto (Segurança Pública)

12 -  Operação Abaporu (Turismo e Grandes Eventos)

13 -  FLOS (Educação/Ensino)

14 - Defensores do Corpo Humano (Saúde)

15 - Bus Busters (Mobilidade Urbana)

16 - Super Agente (Difusão de Campanhas de Utilidade Pública)

17 - Jogo Hotel Brasil (Turismo e Grandes Eventos)

18 - 1500 (Educação/Ensino)

19 -  Meu Bocão (Saúde)

20 -  Acabe com a Dengue (Difusão de Campanhas de Utilidade Pública)

21 - Dental Games (Saúde)

22 -  Vida Política (Tratamento de Indicadores de Políticas Públicas)

23 -  Colabonação (Gestão Colaborativa de Utilidade Pública)

24 -  Voa Vivaldo (Educação/Ensino)

25 - Carcará Direito (Direitos e Defesa do Consumidor)