Samsung cortará linha de smartphones. Foto: divulgação.

A Samsung anunciou nesta terça-feira, 18, medidas para reduzir custos e estancar a queda em seus lucros. Para isso, a companhia deverá reduzir em 2015 o seu portfólio de smartphones em até 30%.

A informação foi divulgada pelo líder de relação com investidores da empresa, Robert Yi, para o Wall Street Journal.

A empresa não deu detalhes sobre os modelos que serão descontinuados, mas foco deve ser redirecionado consideravelmente sobre as linhas de entrada e mid range da marca, faixa em que os sul-coreanos estão enfrentando competição ferrenha de marcas como Xiaomi e outras asiáticas.

Para completar, de acordo com analistas, a Samsung perdeu fôlego na sua batalha com a Apple no segmento premium. Enquanto o iPhone manteve as vendas em alta, no mercado Android os asiáticos tiveram que competir com produtos fortes de outras empresas como Motorola, HTC e LG.

Financeiramente, a luz amarela acendeu para a Samsung. Depois de dez meses de lucros consecutivos na casa dos 10% a 15%, no último trimestre a empresa amargou baixos 7%, menor índice de lucro desde 2008.

Ao focar em dos segmentos de menor custo, a empresa também prevê um alinhamento da produção destas linhas, aumentando o número de componentes comuns entre os diferentes modelos.

Além disso, a Samsung está obstinada a recuperar o mercado chinês, perdido este ano para a Xiaomi. Para isso, a companhia anunciou novos produtos como o Galaxy A3 e Galaxy A5, voltados ao público mais jovem.