Com 13,5% dos smartphones vendidos no 3T15, a Apple domina os lucros . Foto: 2nix Studio/Shutterstock.

A Apple tem uma pequena parte mercado do smartphones, mas está conquistando a maior parte dos lucros da indústria. No terceiro trimestre de 2015, a empresa foi responsável por 13,5% dos smartphones vendidos, segundo a IDC. Mesmo assim, a Apple ficou com 94% dos lucros do mercado no período.

O número foi apresentado em uma pesquisa da empresa de serviços financeiros Canaccord Genuity. A Samsung ficou com um distante segundo lugar nos lucros, alcançando 11%. 

A soma chega a 105% pois outros fabricantes de aparelhos não alcançaram lucro ou perderam dinheiro.

No último trimestre, a Apple conseguiu um salto na sua participação nos lucros do mercado. No mesmo período do ano anterior, a empresa tinha 85% dos ganhos da indústria.

A Canaccord alerta para cuidados com a análise dos números, pois há possibilidade de impresição, segundo o Business Insider.

“Pelo crescimento do volume de vendas de fabricantes de smartphones chinesas, com ganhos de market share no segundo trimestre, espacialmente pela Huawei, notamos que nossa análise do lucro da indústria exclui uma grande parte deste grupo de fabricantes devido à falta de métricas de lucro disponíveis para comparação”, explica a empresa.

Mesmo assim, a pesquisa afirma que as empresas chinesas estão aumentando sua fatia de mercado com estratégias agressivas de preço, o que limita os lucros. Com isso, apesar de não contar com todos os dados, o levantamento não deve exagerar muito os lucros da Apple.