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A Alog informou nesta terça-feira, 18, que um problema isolado nos hosts de cloud computing de seu data center do centro de São Paulo causou a queda de alguns sites hospedados na infraestrutura, falha relatada por diversos consumidores, entre  eles o site paranaense Opções Telefones, que informa ter tido prejuízo de R$ 50 mil.

Conforme a Alog, o site não é seu cliente direto, mas de uma empresa que é cliente do data center.

“Este cliente não é da Alog, ele é cliente de um cliente. O cliente da Alog teve seu ambiente retomado horas antes de retomar os ambientes de seus clientes”, afirma a assesoria de imprensa da Alog.

Em reclamação no site Reclame Aqui, o gerente Web do Opções Telefones, Roberto Spadari Resquetti, se refere diretamente ao data center.

“Temos nossa loja virtual em um cloud na Alog. (...) Véspera de Natal a época que mais se vende em todo o comércio. Gastos com publicidades à toa!!! Queimando nosso site junto a nossos clientes. Prejuízo de R$ 10mil por hora.... A cada duas horas tenho prejuízo de um carro popular 0 km”, comentou ele às 8h41 desta terça-feira.

Procurado no começo desta tarde pelo Baguete, Resquetti informou que o site , que tem sede em Astorga, a 420 quilômetros de Curitiba, ficou fora do ar das 4h da segunda-feira até as 13h30 da terça.

“Foram 32 horas. Tivemos um prejuízo estimado em R$ 50 mil”, afirma o gerente. “Ligamos para o suporte da Alog durante o tempo de falhas, eles sequer informavam um prazo de retorno dos serviços”, completa.

Conforme Resquetti, a empresa irá tomar providências cabíveis para reparar os danos sofridos.

“Nosso advogado já está com o contrato em mãos. Esse tipo de coisa não pode ficar assim, ainda mais em uma época dessas. E não se trata só de clientes que tentaram comprar quando o site esteve fora do ar. E os que compraram um dia antes, no dia seguinte vieram e estávamos fora? Como fica nossa imagem?”, indigna-se ele.

Outros consumidores também relataram problemas com a falha do host da Alog em sites como Reclame Aqui, Twitter e Facebook.

Contatada pela reportagem do Baguete, a assessoria de imprensa da Alog informou que a maioria dos sites que são seus cliente diretos já teve seu funcionamento normalizado, restando poucos a serem restabelecidos, o que deve ocorrer nas próximas horas.

A empresa possui data centers em São Paulo, Rio de Janeiro e Tamboré, que somam cerca de 16 mil m² de área construída e capacidade total para mais de 56 mil servidores.

Em janeiro deste ano, a empresa tornou-se a primeira brasileira a participar da comunidade OpenStack, iniciativa iniciada pela Nasa e Rackspace em julho de 2010, com vistas à oferta de  soluções para todos os tipos de nuvens, e da qual participam mais de 140 companhias, incluindo HP, Dell, Intel, AMD e Cisco, entre outras.

A Alog atende a cerca de 1,4 mil clientes, com serviços de infraestrutura de TI como cloud computing, hosting e colocation.

Em fevereiro de 2011, a empresa vendeu 90% de seu capital para a norte-americana Equinix.