O número de usuários ativos cresceu 7% e chegou a 59,9 milhões. Foto: flickr.com/photos/deeezyy_.

O comércio eletrônico chegou a 37,9 milhões de usuários únicos no mês de novembro no Brasil, segundo pesquisa NetView, da Nielsen Ibope. O número corresponde a 63,3% dos internautas do mês e representou um aumento de 5% sobre os 37,9 milhões de outubro.

As lojas de varejo foram as mais visitadas nesse segmento, com 33,4 milhões de acessos, aumento de 6% ante aos 31,5 milhões do mês anterior. Os sites de leilões e classificados foram os segundos mais visitados, seguidos por guias e comparadores. 

Durante o mês do Black Friday, os sites mais visitados do varejo são os que oferecem televisores, celulares, tablets, móveis e livros. Entre os comparadores, os produtos mais procurados foram os smartphones. 

O acesso a páginas de companhias aéreas, redes sociais, buscadores e portais também aumentou nesses 30 dias.

O número de usuários ativos cresceu 7% e chegou a 59,9 milhões. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 12%.

Da mesma maneira, o total de pessoas com acesso alcançou 83,7 milhões, 5,3% a mais do que outubro, quando chegou a 79,5 milhões. 

O que reduziu foi o tempo de uso do computador: de 60 horas e 18 minutos contabilizados no mês anterior para 52 horas e 52 minutos em novembro.

Cerca de 80,8 milhões de pessoas moram em domicílios com acesso a internet, 16% a mais do que em 2012.