Sala de aula irá fornecer aos professores informações sobre cada aluno. Foto: flickr.com/photos/shanghaidaddy.
Nessa terça-feira, 17, a IBM divulgou o IBM 5 in 5, uma lista com as cinco inovações que têm potencial de mudar hábitos das pessoas no trabalho, na vida e nas interações no próximos cinco anos.
A lista dessa oitava edição explora a ideia de que tudo será capaz de aprender, a partir de uma nova era de sistemas cognitivos. Dessa forma, as máquinas irão aprender, raciocinar e interagir com as pessoas mais naturalmente e de forma personalizada.
Para a IBM, essa computação cognitiva está surgindo a partir da computação em nuvem, de análises de dados e de tecnologias de mobilidade, com cuidado aos princípios de privacidade e segurança.
"Ao criar uma tecnologia que é concebida para aprender e melhorar o nosso conhecimento, nasce uma nova era de progresso para a sociedade", explica diz Fabio Gandour, Cientista Chefe da IBM Brasil.
Confira as cinco previsões da companhia baseadas nas tendências de mercado e nas tecnologias emergentes dos laboratórios de pesquisa próprios da empresa:
Sala de aula aprenderá sobre cada aluno
Essa sala de aula irá fornecer aos professores informações para entender sobre todos os seus alunos individualmente, com uma espécie de currículo desde o jardim de infância até o ensino médio.
O conhecimento será formado com o uso de dados longitudinais, como resultados de testes, assiduidade e comportamento em plataformas e-learning.
Um sistema baseado em computação em nuvem permitirá que os educadores identifiquem os alunos com mais dificuldade de aprendizado.
Cientistas da IBM iniciam o projeto na Gwinnett County Public Schools, 14° maior distrito escolar dos EUA. O objetivo é identificar semelhanças de aprendizagem, prever o desempenho e as necessidades para alinhar às técnicas de ensino para cada um dos 170 mil estudantes da instituição e aumentar o número de formandos.
Afinal, as estimativas mostram que, mundialmente, cerca de 2 em cada 3 adultos não alcançaram o equivalente a um ensino médio.
Compras em lojas físicas com experiência personalizada
A IBM acredita que nos próximos cinco anos, as compras em lojas físicas voltarão a se destacar. Varejistas experientes usarão o imediatismo do estabelecimento e a proximidade com os clientes para criar experiências que não podem ser replicadas por lojas online.
Os comerciantes poderão ampliar a experiência digital ao contar com tecnologias para que os vendedores sejam especialistas em cada produto na loja. O uso de tecnologias como a realidade aumentada e o plano para abrir o Watson como uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos também pode facilitar esse processo.
Os usuários compartilham diversos aspectos da sua vida, como a sua saúde ou necessidades nutricionais em redes sociais, e os varejistas serão capazes de antecipar os produtos que um cliente mais quer e precisa.