Fortinet aposta no SDN com HP. Foto: divulgação.

A Fortinet, desenvolvedora de soluções de segurança, anunciou sua entrada no programa de parceiros HP AllianceOne, com o objetivo de entregar soluções de segurança para redes gerenciadas via software (SDN, na sigla em inglês).

O plano da companhia é aproveitar a crescente adoção das empresas por ambientes SDN, entregando soluções a partir de dispositivos de segurança FortiGate físicos ou virtuais, com menor custo operacional e maior custo-benefício em redes definidas por software HP e segurança Fortinet.

"Serviços de segurança, como os de appliances FortiGate, podem utilizar a programação da rede para oferecer mais recursos do que era possível anteriormente", afirmaram as duas companhias em nota.

Segundo Saurabh Bhatnagar, diretor sênior de desenvolvimento corporativo e alianças estratégicas da Fortinet, a empresa percebeu um crescente interesse dos clientes pela segurança da companhia em ambientes SDN.

"Estamos ansiosos para trabalhar com a HP oferecendo soluções de segurança pré-validadas, em que appliances Fortinet ou VMs são capazes de atender facilmente casos de uso de segurança avançada em ambientes HP SDN", destacou o executivo.

A investida da Fortinet mostra o avanço crescentes das companhias de TI em participar do segmento de SDN, uma das tendências do futuro, segundo especialistas de mercado.

De acordo com a consultoria Infonetics, só na área de tecnologia da informação, comunicação e telecomunicações, 45% das empresas planejam ter SDN em produção nos data centers já em 2015, intenção que sobe para 87% em 2016.

Para a consultoria, os dois próximos anos serão decisivos para o estabelecimento das marcas no mercado de SDN, quando os testes de laboratório determinarão a produção e a entrega dos equipamentos em 2015, resultando em um aumento significativo em 2016.