A UniSantos contou com a Ilegra para adotar o Google Apps for Education. Foto: Divulgação.

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) contou com a Ilegra para adotar o pacote de comunicação e compartilhamento Google Apps for Education. Atualmente foram criadas 1 mil contas para as áreas de administração.

No ano que vem, o número de contas deve aumentar para mais de seis mil, com o intuito de incluir alunos e ex-alunos

A Ilegra realizou o planejamento e a execução do projeto, finalizando a migração da antiga ferramenta de comunicação para o Google e a implantação da plataforma Google Apps for Education no segundo semestre letivo de 2015. 

“Vínhamos estudando há algum tempo a possibilidade de migrar nossas contas de e-mail para um ambiente que nos oferecesse um conjunto maior de facilidades. Optamos pela solução do Google e pela consultoria, para que o trabalho de migração fosse mais rápido e seguro”, diz Antonio Miranda Galleão, gerente do Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação da universidade.

Segundo ele, com a mudança houve um aumento da confiança dos usuários na solução de e-mail, além de aperfeiçoamento nos processos de gestão do sistema, com regras mais claras para criação e manutenção de contas. 

A mudança atingiu toda a administração da UniSantos (reitoria, administrativo, RH, TI, finanças, marketing, comunicação, tesouraria, entre outros setores). O projeto contemplou, ainda treinamentos presenciais para os perfis de administradores e "usuários chaves", ensinando a UniSantos como administrar toda a plataforma Google Apps. 

Antes desta mudança, a universidade tinha um ambiente de correio eletrônico tradicional, com uso específico para troca de e-mails.

“Agora há recursos como a colaboração, como ferramentas de mensagens instantâneas e videoconferência, de armazenamento e edição de documentos online e os recursos da agenda”, afirma Nelson Inamine, responsável técnico pelo projeto na Ilegra.

Para o engenheiro cartógrafo e professor da Engenharia e da Arquitetura e Urbanismo da UniSantos há 4 anos, Jhonnes Vaz, a mudança é positiva. 

“O acesso à caixa de entrada do correio eletrônico institucional era bem complicado. Eu hoje resolvo muitas coisas pelo celular, e a possibilidade de vincular a conta para ter acesso a partir do smartphone agilizou alguns processos. Dois serviços que já usei e estão apresentando resultados satisfatórios são o Google Drive e o Google Forms”, exemplifica.

A Universidade Católica de Santos conta com aproximadamente 7 mil alunos e 700 funcionários administrativos e docentes.

Na área de educação, a Ilegra fechou no ano passado um contrato importante com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), instituição pública universitária ligada ao Ministério da Educação e com vínculo acadêmico com a UFRGS.

A instituição migrou 8 mil contas para Google Apps for Education. Após vencer a licitação no primeiro semestre, a integradora fez a migração em três meses, de março a junho de 2014. O valor do contrato pelos serviços de implantação foi de R$ 191,5 mil.

A Ilegra atua como integradora Google, fábrica de software, entre outros produtos. A divisão de integrações Google é um dos principais motores do crescimento atual da companhia, que conquistou 49 novos clientes em 2014, expandindo sua atuação em outros estados (SC, PR, SP) e países (Estados Unidos).

A companhia fechou o ano de 2014 com um faturamento de cerca de R$ 20 milhões, crescendo 21% sobre 2013 e ficando acima da meta estabelecida para o ano, que previa um aumento de 12% em sua receita.

Para 2015, a estimativa é de incrementar o ritmo de crescimento, subindo o percentual para 30%.