O Banco Neon adotou a plataforma Tableau com apoio da Econocom Brasil. Foto: Divulgação.

O Banco Neon, instituição financeira digital, adotou a plataforma de business intelligence (BI) e analytics Tableau com apoio da Econocom Brasil.

O Banco Neon, que opera sem agências físicas, conta atualmente com 350 mil usuários. 

“Entender o comportamento dos nossos usuários é algo fundamental para que continuemos a entregar a melhor experiência possível. Conseguir analisar os números por trás do uso nosso produto nos ajuda a priorizar o desenvolvimento de serviços financeiros, além de colaborar, também, com a definição de a=onde devemos focar nossos esforços”, explica Alexandre Alvares, CMO do Neon. 

Para isso, o Banco Neon decidiu implementar a plataforma Tableau.

“Quando iniciamos esse processo, esperávamos conquistar uma visão completa e integrada do comportamento dos nossos usuários. Essa análise deveria ser feita de forma profunda e detalhada, com um acesso fácil para quem precisa”. 

A busca do Banco Neon por uma solução de business dashboard foi baseada em identificar uma ferramenta completa em termos de gama analítica e que fosse, também, escalável. 

“Além de cumprir esses quesitos, o Tableau nos entrega diversas integrações, bem como vasto material de suporte para nos auxiliar na construção de nossas análises de negócios”, detalha Alvares.

Presente no Brasil desde 2009, a Econocom conta com mais de 400 profissionais e operações em vários estados. A companhia atua com plataformas como Cisco/AppDynamics, RiverBed, Delphix, Splunk, além das próprias tecnologias do grupo.

O Banco Neon é uma evolução da Contro.ly, fintech fundada por Pedro Conrade em 2014, que consistia em uma empresa de cartões pré-pagos com validação internacional.

A mudança de proposta foi feita em junho de 2016. Sem anuidade e taxas de manutenção, de abertura de conta e de emissão do cartão gratuitas, o faturamento do Banco Neon vem das porcentagens cobradas dos lojistas durante as compras e de parcelas de tarifas como TED, pagamentos, saques e da taxa de câmbio em compras internacionais.

Na conta Neon, o cliente pode fazer pagamentos, transferências, receber dinheiro via boleto e usar o cartão de débito.