A Gol lançou o sistema de autoatendimento para despacho de bagagem em Guarulhos. Foto: Pexels.

A empresa aérea Gol lançou o sistema de autoatendimento para despacho de bagagem no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos). A companhia já utiliza a tecnologia Scan&Fly, da SITA, também no Rio de Janeiro.

Os clientes da companhia aérea agora podem usar o Scan&Fly para fazer o check-in de bagagens em voos domésticos em Guarulhos. A empresa afirma que a opção de autoatendimento diminui pela metade o tempo necessário para o check-in de uma bagagem.

“Com o novo serviço, que chamamos de ‘Bagagem Expressa - Despache você mesmo’, o cliente da Gol poderá realizar todo o processo de embarque em até 40 segundos, sem ter qualquer contato com um atendente, se assim ele preferir. Dessa forma, a Gol adequa-se às necessidades de cada passageiro, de acordo com o seu perfil”, detalha José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da Gol.

A cada ano, cerca de 32 milhões de clientes voam pela Gol,que tem movimento ampliado no período de férias de verão no Brasil. 

“A SITA está sempre buscando formas de usar a tecnologia em prol do passageiro, no sentido de melhorar a experiência e tornar as operações aéreas e aeroportuárias mais eficientes. O Scan&Fly foi um sucesso no Rio de Janeiro e sabemos o quanto será importante para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos felizes pela GOL ter dado continuidade à implementação desta tecnologia no Brasil”, diz Luiz Castanha, diretor de vendas da SITA para a América Latina.

A prática dos próprios passageiros etiquetarem e despacharem suas malas já é comum em aeroportos de locais como Estados Unidos e Europa.