Série Transparent, da Amazon, foi premiada no Globo de Ouro.

A Amazon.com afirmou que a Amazon Studios vai produzir e comprar filmes originais que serão lançados em cinemas e terão distribuição antecipada no serviço Prime Instant Video da companhia.

A empresa de varejo online tem investido pesado em mídia digital, esperando atrair tráfego de internautas e motivar as vendas enquanto os consumidores optam cada vez mais por conteúdo sob demanda.

Já foi confirmado pela empresa o lançamento dos filmes no Prime Instant Video nos Estados Unidos em quatro a oito semanas depois do lançamento nos cinemas.

Geralmente um filme leva entre 39 e 52 semanas para chegar aos serviços da Amazon ou Netflix.

O Amazon Studios recebeu um globo de ouro recentemente pela série "Transparent", e ainda fechou um acordo com Woody Allen para a produção de uma nova série. Essas realizações têm atraído comparações com a gigante de streaming Netflix. 

A intenção final da Amazon é atrair mais pessoas para o seu serviço Prime, o programa de adesão que custa US$ 99 ao ano e que começou sendo apenas uma forma de obter frete grátis.

Roy Price, vice-presidente da Amazon Studios, disse em um comunicado que a Amazon vai servir como uma alternativa ao sistema de estúdio para os cineastas frustrados "que muitas vezes lutam para montar histórias novas e ousadas que merecem uma audiência".

Com as produções próprias, Netflix e Amazon esperam ter conteúdo pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar taxas de assinatura. 

Embora os serviços obtenham licença de outros estúdios para a maior parte de seu conteúdo, as empresas de mídia em geral seguram os direitos de seus os melhores programas, pois vêem os serviços de assinatura online como uma ameaça aos seus negócios tradicionais.