CRESCIMENTO

Marisa expande e-mail com Office 365

19/01/2015 10:43

Marisa vai de Office 365. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Lojas Marisa realizou, com a consultoria da Brasoftware, a implantação do pacote Office 365 para expandir a capacidade de e-mail de de seus funcionários, substituindo uma versão antiga do Exchange.

O pacote Office 365 traz também as ferramentas como o Lync para vídeo conferência; OneDrive para armazenamento de arquivos e o Sharepoint, diretório para arquivos da intranet.

Com o objetivo de sustentar o plano estratégico de crescimento da rede varejista para os próximos anos, o projeto envolveu a migração de 3 mil caixas de e-mail para a nuvem Microsoft.

A mudança também foi feita com o objetivo de reduzir custos para a companhia, que antes tinha a solução sediada em data center próprio, com custos de equipamentos (servidores, banco de dados) e licenças, assim como um time de TI da rede na manutenção do ambiente.

“A limitação do ambiente interno onde estavam armazenadas as cerca de três mil contas de e-mail não permitia uma expansão do tamanho da caixa postal dos funcionários ou das lojas, e dificultava a criação de novas caixas”, afirmou o CIO da Marisa, Marcos Caldas, em nota.

A adoção da nuvem Microsoft endereçou um problema recorrente do setor de TI com os funcionários. O departamento recebia recorrentes pedidos de funcionários para aumento de espaço nas contas, que não passavam de 800Mb. 

Devido à demanda, a empresa lidava com constantes gastos com compras de discos para o servidor. Além disso, a expansão destas capacidades era demorada - levava cerca de 45 dias para as novas caixas ficarem disponíveis. 

Quando contratou o Office 365, as caixas da loja tinham 15Gb de capacidade. Contudo, quando a solução foi implantada, a ferramenta já veio atualizada para 25Gb, com previsão de aumento para 50Gb com o mesmo custo de contratação.

“Dentro da nossa avaliação, a opção de migrar para a nuvem se tornou a mais atrativa para atender toda a série de exigências que norteavam o crescimento da empresa”, completa Caldas. 

2014 foi um ano movimentado para a Lojas Marisa em termos de investimentos tecnológicos. Em janeiro, a varejista surpreendeu ao fechar com a Oracle um projeto para a implementação do sistema de gestão Oracle Retail 14, substituindo o ERP SAP que tinha desde 2006.

Um mês depois, a empresa firmou um contrato com a Neurotech, companhia pernambucana especializada em tecnologia para estratégias em gestão de crédito, riscos e fraudes. 

Em setembro, a companhia anunciou um acordo com a Tlantic, adquirindo as soluções Tlantic Mobile Retail Suite, software de gestão de otimização de processos operacionais de loja, e o Tlantic Workforce Management, de gestão de escala de trabalho.

Veja também

CONTRATAÇÃO
AD.Dialeto tem nova líder de atendimento

No último ano, Camila Sottano atuou como diretora de contas na VML.

VAREJO
Terra e Cielo: solução de e-commerce

A solução custará, em média, R$ 75, e inclui gateway de pagamento, sistema antifraude, entre outros.

E-WALLET
Stelo firma parceria com Rakuten

Stelo habilitou o uso de sua carteira eletrônica (e-wallet) na plataforma da Rakuten.

COMPRA E VOLTA
Tickets For Fun: cashback no site

Empresa retornará aos clientes parte dos gastos em ingressos no site e em e-commerces parceiros.