Steve Smith. Foto: divulgação.

A Equinix, multinacional francesa do segmento de data centers, anunciou nesta terça-feira, 19, a aquisição da inglesa TelecityGroup, em uma transação avaliada em aproximadamente US$ 3,8 bilhões.

Os mais de 40 data centers do grupo adquirido mais do que dobram a capacidade da Equinix no continente, o que reforça sua posição como provedor de colocation comercial na região e o foco em clientes empresariais.

O então presidente da Telecity, John Hughes, fará parte da diretoria da Equinix e o presidente da Equinix para a região EMEA, Eric Schwartz, passa a ser presidente dos negócios combinados para a região.

Com a compra, a Equinix passa a contar com os data centers da Telecity na Bulgária, Finlândia, Irlanda, Itália, Polônia, Suécia e Turquia.

Além disso, a Telecity traz mais de 1 mil novos clientes para a Equinix, incluindo mais de 200 empresas de rede e mobilidade e mais de 300 prestadores de serviços de cloud e TI. 

Para Steve Smith, presidente e diretor executivo da Equinix, o movimento é de grande importância para a companhia, expandindo a escala de sua plataforma em mercados importantes da Europa.

"Poderemos atender ainda melhor as empresas globais criando valor significativo para os acionistas”, completa o executivo.

Atualmente, 54% da receita da companhia são provenientes de clientes implementados globalmente nas regiões das Américas, APAC e EMEA e mais de 83% resultam de clientes em diferentes mercados estratégicos.

Este crescimento também é reflexo de um grande investimento da companhia em crescimento através de aquisições. Nos últimos doze meses, a companhia comprou outras duas empresas: a Nimbo, nos Estados Unidos, em janeiro de 2015 e a Bit-isle, no Japão, em novembro do mesmo ano.

As aquisições da Telecity e da Bit-isle expandem de forma significativa a plataforma de 105 data centers em 33 mercados estratégicos para 145 em 40 mercados.

No Brasil, a Equinix adquiriu parte da Alog Data Centers em 2012, finalizando a compra da companhia em 2014, em uma transação que totalizou cerca de R$ 350 milhões.