Baguete
InícioNotícias> Mandic gerencia energia com Intel

Tamanho da fonte:-A+A

REDUÇÃO DE CUSTOS

Mandic gerencia energia com Intel

Leandro Souza
// terça, 19/01/2016 12:05

A Mandic Cloud Solutions, uma das principais empresas brasileiras de computação do país, adotou a solução Intel Node Manager para gerenciar o consumo de energia e temperatura em seus data centers.

Mandic investe em controle de temperatura e energia com Intel. Foto: Shutterstock.

A empresa ativou a solução em seus servidores que contam com a família de processadores Intel Xeon utilizados no data center da empresa, e com isso otimizou o uso de cada watt consumido pelo parque instalado.

Utilizada em paralelo ao software Open Manager Power Center, da Dell, que gerencia o consumo de energia e temperatura dos servidores, a companhia conseguiu balancear o uso dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia e ampliando a capacidade de uso de seus servidores.

O processo foi realizado em duas semanas no segundo semestre do ano passado. Assim que a solução entrou em funcionamento, a área de operações da empresa dedicou os 30 dias seguintes à coleta das primeiras informações que permitiram fazer a análise técnica.

A partir dos resultados desta análise foi possível estabelecer os parâmetros para o gerenciamento de toda a infraestrutura.

"O resultado foi uma diminuição de 30% no consumo de energia elétrica e um aumento em até 40% da capacidade de ocupação nos racks de servidores", afirmou a companhia em nota.

Hoje 100% do parque de data centers é monitorado de forma centralizada, permitindo identificar rapidamente quais máquinas estão consumindo mais energia do que deveriam, e porquê.

Acompanhando esta redução no consumo, também foi possível um maior controle e monitoramento das temperaturas dos servidores, diminuindo consideravelmente o risco de paradas inesperadas.

Na visão de Diego Morgado, gerente de operações da Mandic Cloud Solutions, a solução foi instrumental para os negócios da companhia, cuja oferta consiste em alta disponibilidade, qualidade e desempenho.

“Algo muito alinhado a isso é o preço. Temos vários concorrentes fortes no mercado e por isso precisamos de uma estrutura tão boa quanto e com preço competitivo. Essa inteligência só é possível graças ao fornecimento de informações em tempo real”, explica Morgado.

Com sede em São Paulo, a Mandic Cloud Solutions tem filiais em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Segundo dados divulgados pela companhia no ano passado, a empresa estabeleceu uma meta de crescimento de 35% para o período.

Leandro Souza