Giancarlo Granzotto Macedo, CEO da Khomp. Foto: Divulgação.

A Khomp, desenvolvedora catarinense de hardware e tecnologia para o mercado de telecomunicações, teve sua linha de media gateways KMG homologada pela Avaya, fornecedora global de sistemas, serviços e softwares de comunicações comerciais.

Com isso, parceiros da Avaya podem oferecer a tecnologia da Khomp de forma integrada aos produtos da multinacional.

“A Avaya tem um processo rigoroso de homologação. Com a aprovação, podemos apresentar o portfólio da Khomp aos distribuidores da Avaya”, relata Giancarlo Granzotto Macedo, CEO da Khomp.

Os produtos da linha KMG são destinados às empresas de call centers e operadoras de telefonia, pois possuem recursos para processamento de grande quantidade de chamadas.

A linha também aceita todas as formas de conexão com a rede de telefonia e todos os protocolos e interfaces existentes atualmente.

Os equipamentos foram testados para conformidade pela Avaya para compatibilidade com Avaya Aura Communication Manager, Avaya Aura Session Manager, Avaya Aura System Manager, Avaya Aura Media Server, Avaya 96x1 Deskphone, Avaya 6211 e 6221 Analog Phone.

Uma dos primeiros contratos a aproveitar a interoperabilidade das soluções da Khomp com a Avaya foi firmado com a Tel Telemática, do segmento de contact center. Recentemente, a companhia implantou o KMG 3200 com o Avaya Aura Session Manager.

O KMG 3200 da Khomp pode ser utilizado para rotear as chamadas para o Avaya Aura Session Manager, efetuando a conversão de mídia e protocolos de rede sem a necessidade de nenhum outro hardware adicional. 

A partir da homologação, a Khomp espera crescer no mercado internacional. Para 2017, a expectativa da empresa é alcançar uma alta de 24% nas vendas.

“A parceria com a Avaya abre muitas portas para ampliarmos nossa atuação na América Latina. Já temos contratos em países da região e também na Europa e nos Estados Unidos, mas o foco da expansão é mesmo a América do Latina”, relata Macedo.

Os negócios da Khomp para os media gateways são implementados com equipamentos de outros fabricantes que, diferente da Avaya, não exigem uma certificação específica.

Agora, como uma parceira de TI, a Khomp está qualificada para o envio de produtos para testes de conformidade pelo Laboratório de Testes e Interoperabilidade de Soluções da Avaya. 

A equipe de engenheiros da Avaya desenvolve um plano de testes abrangente para cada aplicativo a fim de verificar sua compatibilidade com a Avaya.

Fundada em 1996, a Khomp tem sede em Florianópolis e conta com cerca de 130 funcionários.