Qualys coleta resíduos com mais controle, com Sofit. Foto: Envolverde.com.

A Qualys, empresa de transporte e coleta de resíduos com sede em Joinville, implantou a solução da Sofit, especializada em software para gestão de manutenção de frotas, para gerir mais de 20 caminhões coletores, compactadores, guindastes e outros veículos.

Um dos usos mais específicos da solução na companhia é para o controle de pneus – são mais de 200 em toda a frota.

Conforme Edson Trapp, gerente Administrativo da Qualys, estes itens correspondem a um dos maiores custos da frota , mas há outros que também são controlados pelo novo software, como combustível e peças, gerando cálculos sobre os gastos de cada viagem realizada, o que permite traçar rotas e cenários mais rentáveis.

“Com o gerenciamento correto de todos esses itens a previsão é que a solução da Sofit nos ajude a reduzir cerca de 20% do custo total da frota”, afirma Trapp.

O gerente adminstrativo conta que antes, com um sistema que ele avalia como menos flexível que o Sofit4 Transport e sem padrão definido para relatórios, a empresa não conseguia analisar as informações de forma efetiva.

“Cada pessoa que gerava um relatório utilizava uma metodologia própria, o que dificultava na hora de comparar os dados ou obter informações seguras para tomar uma decisão assertiva. Hoje conseguimos padronizar e centralizar todas as informações”, analisa ele.

O Sofit4 Transport conta com relatórios pré-definidos como manutenção, abastecimento, despesas, itens controlados, viagens, e permite a personalização dos dados por cada cliente.

“Isso torna possível visualizar onde está o maior gasto da frota e obter todos os detalhes sobre a origem dos gastos”, finaliza Trapp.

Além da sede, a Qualys tem unidade em Jaraguá do Sul.

A emrpesa atua na coleta e transporte de resíduos diversos gerados na indústria, comércio, estabelecimentos públicos, domicílios, estabelecimentos de saúde, entre outros, contando com unidade própria de processamento de materias como papel, plastico, tambores metálicos e outros.

Já a Sofit foi fundada em 2010 e, quando de seu lançamento, anunciou a meta de faturar R$ 11 milhões em cinco anos.

De lá para cá, vem crescendo a passos largos: em setembro  passado, por exemplo, anunciou a conquista de mais de 100 novos clientes em 12 meses.

Até o fim de 2012, o plano era se expandir em 190% sobre o faturamento de 2011, cujo valor não é divulgado.

A empresa vende para todo o país, mas concentra cerca de 50% de seus clientes na região sudeste e 23% na região Sul.