Integrantes da Zoop com o cheque da Qualcomm. Foto: divulgação.

A startup carioca Zoop recebeu um aporte de US$ 100 mil da empresa norte-americana Qualcomm. A empresa, que desenvolveu uma solução de pagamento móvel, recebeu o investimento por conquistar o primeiro lugar na competição internacional QPrize 2012.

A plataforma da Zoop permite uma maneira de  baixo custo para transações de pagamento com cartões de tarja magnética, cartões de chip e PIN e ainda, carteiras móveis, com conectividade com smartphones, tablets e computadores.

Com o aporte, os desenvolvedores pretendem aprimorar a solução e o plano de negócios para o seu lançamento. Antes disso, as melhorias serão implementadas e apresentadas na etapa global do evento, que ocorre em São Francisco em março.

O vencedor terá direito a um financiamento adicional de US$ 150 mil da Qualcomm Ventures, braço da multinacional voltado ao fomento da inovação.
 
"Por meio da competição QPrize, ajudamos a identificar ideias promissoras e empreendedores em estágios iniciais e ajudá-los a crescer, fornecendo orientação, apoio de investimento e acesso ao ecossistema global de tecnologia. Parabenizamos a Zoop pelos resultados obtidos até agora e estamos ansiosos por sua participação na final global da competição", disse Carlos Kokron, Diretor Sênior da Qualcomm Ventures na América Latina.

Os planos de negócios apresentados como parte da competição no Brasil e América Latina foram avaliados por um painel de especialistas com base em inovação tecnológica, potencial de mercado e capacidade de gestão empresarial.

A competição QPrize da Qualcomm Ventures é aberta a empreendedores brasileiros e latino americanos, além da China, Índia, Israel, Coréia, América do Norte e Europa.