Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers levará 25 empresas aos EUA. Foto: milatiger/Shutterstock.

O Projeto Setorial de Exportação Brazilian Game Developers (BGD), parceria da Abragames com a Apex-Brasil, chega em São Francisco e ao Vale do Silício com sua maior delegação: são 25 empresas e quase 100 profissionais. Entre 2 e 9 de março as empresas brasileiras de videogames terão a oportunidade de participar de dois eventos da indústria mundial de videogames, a GDC e a Game Connection.

Além disso, as empresas terão uma agenda paralela com visitas in loco a empresas do porte da Playstation e Electronic Arts.

O Projeto Brazilian Game Developers desenvolveu um app Gameficado para incentivar a visitação de tomadores de decisão em seu stand na Game Connection America. Lá poderão conhecer os jogos e serviços de 20 empresas brasileiras e concorrer a uma viagem ao Brasil,  para participar do Fórum de Negócios do BIG Festival, o maior evento de jogos independentes da América Latina.

A ferramenta desenvolvida pela Flux Game Studio também presenteia potenciais parceiros internacionais com as tradicionais sandálias Havaianas. O objetivo da ação é fortalecer a presença internacional das empresas brasileiras, que hoje são cerca de 200, considerando estúdios de desenvolvimento e prestadores de serviços em diversas áreas.

De acordo com Flávia Egypto, gestora do setor na Apex-Brasil, o Centro de Negócios da agência em São Francisco também oferecerá aos empresários a experiência no apoio à internacionalização de empresas brasileiras. 

“Isso é fundamental num setor tão globalizado e competitivo como o de games”, destaca Flávia.

A Behold Studios, criadores dos jogos “Chroma Squad” e “Knights of Pen & Paper”, é uma das empresas da comitiva, junto com a Prosperity Games, criadores de Full Metal Wars, vencedor da DemoNight 2014 no BIG Festival, e muitos outros.

Além deles, participarão a 2Mundos , 44 toons, Aquiris, BadMinions, Cat Nigiri, Eudora, Flux Game Studio, Gameplan, Hoplon Infotainment, Kokku, Lumentech, Manifesto Game Studio, MKT Virtual, Nuuvem, Oktagon, Pandora Game Studio, Reload, Rockhead Games, Smyowl , Virgo Game Studios, Webcore, Swordtales, Joysticket.