Maria Fernanda Bermúdez.

Maria Fernanda Bermúdez, ex-secretária Adjunta do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Porto Alegre (Inovapoa), acaba de assumir o comando do órgão no lugar de Deborah Pilla Villela.

A antiga diretora deve ser anunciada nos próximos dias como uma das novas vice presidentes da Procergs, estatal de processamento de dados do Rio Grande do Sul.

Maria Fernanda estava no Inovapoa há três anos e é uma funcionária pública de carreira, com passagem pelas áreas jurídicas do Senado e no Ministério do Trabalho em Brasília e Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

“A escolha premia um projeto de continuidade e um trabalho em equipe que está trazendo resultados para a economia e para o desenvolvimento da capital. Estou muito contente e pronta para continuar contribuindo para a consolidação dos diversos projetos em andamento”, afirma Fernanda. 

As principais iniciativas sob o comando do Inovapoa são a regulamentação da Lei de Inovação e Tecnologia do município, o programa de bolsas de estudos Unipoa e o o Fórum das Instituições de Ensino da Capital (IES), que será formalizado em março.

Geograficamente falando, a atenção do gabinete é o chamado quarto distrito da capital onde a prefeitura apoiou, no ano passado, a instalação, da primeira incubadora de Economia Criativa da capital, no DC Navegantes, em parceria com o Instituto Metodista – IPA.

Para Deborah, que assumiu o Inovapoa há três anos, vinda também da secretaria adjunta do órgão, a transferência para a Procergs é um salto de visibilidade.

O Inovapoa foi o primeiro cargo público da profissional, que foi sócia da Realcon / Hidroconex por quase 10 anos, até assumir em 2009 a administração da Bienal do Mercosul e depois entrar na Inovapoa.

O trabalho à frente da Inovapoa foi premiado pelo Conselho Regional de Administração em 2011 como o melhor no setor público. Deboram também tem pedigree político: é filha de Guilherme Socias Villela, prefeito de Porto Alegre entre 1975 e 1983.