Fabiano Ornelas, diretor de canais da Dell no Brasil. Foto: Divulgação.

A Dell anunciou mudanças em seu programa de canais Partner Direct, que passam a vigorar a partir deste mês. 

A companhia lançou uma nova estrutura de incentivos para parceiros Preferred e Premier, com incentivos de até 12% para os parceiros que adquirem novas contas para Dell ou que adicionam uma linha de produtos para uma conta já existente.

Outra novidade são os prêmios para o aumento dos negócios com a Dell. Em vendas de produtos empresariais, poderão ser acrescentados incentivos adicionais para os canais que trabalharem em duas ou três linhas de negócios, como servidores, storage e redes.

A nova estrutura também oferece incentivos para a adição do ProSupport nas vendas de produtos Dell.

"Esses novos incentivos foram criados para alinhar a rentabilidade e os objetivos de negócio dos parceiros conosco, visando o sucesso mútuo. Mantivemos o programa simples, com sua estrutura em três níveis: Registered, Preferred e Premier. As novidades dentro do PartnerDirect irão proporcionar reduções de custos e maiores margens de lucro", afirma Rafael Schuh, diretor do Programa de Canais da Dell para a América Latina.

A Dell ainda lançou a competência de Soluções que, a partir de fevereiro, permite aos parceiros da Dell a migração para o nível Premier (o mais alto do programa) para obter uma competência na área de Segurança de Rede, focada em soluções de software.

Já a competência de Serviços permite que o canal alcance o nível Premier através da instalação de Compellent, Equalogic ou Networking, simplificando o caminho para subir ao degrau mais alto no programa. 

Isso significa que, a partir de agora, o parceiro tem a opção de escolher o caminho de competências de Produtos, Soluções e Serviços para subir seu nível no programa.

Com os anúncios, o site dedicado aos parceiros foi reformulado. Além de novo design, foram incluídos recursos como notícias sobre as ferramentas e registros de todos os produtos e folhetos atuais.

O Partner Direct, inaugurado no Brasil em 2008, conta com 250 empresas cadastradas.

Além disso, a Dell conta com 1,2 mil revendas trabalhando com distribuidores no país. O número foi dobrado no segundo semestre de 2015, período que coincide com a entrada no canal de distribuição da multinacional no Brasil da Ingram Micro, anunciado em maio.

No terceiro trimestre de 2015, a Dell superou os 51% de vendas indiretas no mundo. O Brasil está um pouco atrás nesse processo, com vendas por canais girando na faixa dos 35%.