Baguete
InícioNotícias> Totvs cria direção para região andina

Tamanho da fonte:-A+A

EXPANSÃO

Totvs cria direção para região andina

Júlia Merker
// sexta, 19/02/2016 12:20

A Totvs criou uma nova divisão internacional (chamada de Andina) para gerir sua operação nos países Colômbia, Peru e Equador. Até então, a empresa dividia seus negócios nas Américas apenas em norte da América Latina e sul da América Latina.

A Totvs quer expandir sua atuação em países da região andina. Foto: JeremyRichards/Shutterstock.

A mudança foi feita a partir da mudança de atuação de Marcelo Souccar na Totvs. Ele, que até então comandava os segmentos de Saúde, Serviços e Jurídico da empresa, foi nomeado como gerente para o Mercado Internacional.

Sediada em Bogotá, na Colômbia, a nova divisão será comandada por Douglas Medeiros, que, até então, era responsável pela unidade da Totvs no Nordeste. 

A Totvs já atua nos três países por meio de canais. Agora, com a criação da operação Andina e a abertura de um escritório próprio na Colômbia, o plano é acelerar o processo de vendas e impulsionar a sua atuação na região. 

“Reestruturamos a nossa operação para aprimorar o atendimento às empresas locais e reforçar, ainda mais, a nossa estratégia nas Américas”, afirma Marcelo Souccar, Chief International Sales and Relationship Officer da TOTVS.

Para Medeiros, o novo escritório viabilizará um atendimento mais próximo, personalizado e focado nas necessidades dessas empresas. Além disso, assim como nas demais divisões na América Latina, a companhia busca incrementar a sua presença na região por meio de novos canais e parceiros de negócios. 

O foco inicial de atuação será nas cidades em que a Totvs já tem presença, como Bogotá, Cali e Barranquilla, na Colômbia; Lima e Arequipa, no Peru; e Quito e Guayaquil, no Equador. 

“Para isso, apoiaremos os canais atuais em sua profissionalização e procuraremos outras empresas que ajudem a tornar nosso ecossistema de negócios ainda mais forte”, complementa o executivo.

Os países foco da nova unidade tem apresentado crescimento econômico nos últimos anos. A Colômbia, por exemplo, expandiu sua economia em 3,4% no ano passado.

Já a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Peru alcançou 3,26% em 2015, ficando acima das expectativas das entidades financeiras internacionais. O FMI havia previsto um crescimento de 2,8% para o período.

O momento do Equador não está no mesmo nível de crescimento dos outros dois países, com uma alta de apenas 0,4% na economia no último ano. No entanto, o país apresentou alta de 3,8% entre 2013 e 2014.

Atualmente, a Totvs está presente em 41 países, incluindo sete unidades próprias (Argentina, México, Colômbia, EUA, Portugal e China) e cinco centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).

As operações internacionais somam mais de 500 funcionários, entre diretos e indiretos. No Brasil, a companhia conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. 

No terceiro trimestre de 2015 (a Totvs ainda não divulgou os resultados do ano todo), a empresa alcançou receita líquida de R$ 464,5 milhões, um crescimento de 4,2% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e de 2,9% frente ao trimestre anterior.

Os resultados significam um incremento em relação aos números do segundo trimestre, quando a Totvs divulgou cifras de 2,7% no aumento do faturamento e queda de 5,6% no lucro líquido em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A empresa, no entanto, segue abaixo da inflação, que, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegou a 9,49% no acumulado de setembro de 2014 até setembro deste ano.

Os resultados ficam bastante abaixo do desempenho da companhia em anos não tão distantes. Em 2013, a Totvs cresceu 13%. Em 2014, 10%.

Júlia Merker