A Unipago está localizada em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Foto: Godominicanrepublic.com.

A Unipago, empresa de processamento da base de dados do Sistema Dominicano de Segurança Social (SDSS), localizada em Santo Domingo, capital da República Dominicana, automatizou o gerenciamento de seus processos com solução da SoftExpert.

Desde o segundo semestre de 2017, as áreas que automatizaram ou documentaram seus processos são: Recursos Humanos, Compras, Auditoria, Riscos e Qualidade de Processos. Além disso, o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) está implantado e disponível para todos os departamentos da empresa.

Carmen Quiñones, líder de Qualidade e Processos da Unipago, relata que anteriormente os processos de incidentes, riscos e auditorias eram gerenciados de forma independente e em ferramentas segregadas. 

“Isso fazia com que a informação necessária em um sistema precisasse ser levada manualmente para as outras ferramentas, o que era muito dispendioso e pouco produtivo. Além disso, haviam vários processos que eram executados manualmente. Então, passamos a buscar uma forma de gerenciar nossos processos organizacionais de forma integrada”, explica Carmen.

O SE Suite permitiu à Unipago automatizar e parametrizar os processos operacionais da empresa de acordo com suas necessidades, além de integrar o gerenciamento de incidentes, riscos, ativos, auditoria, processos, documentação e outros.

“A solução nos proporcionou agilidade organizacional e melhorou o controle de registros e documentos. Notamos uma nítida economia de tempo e de recursos. O consumo de papel praticamente inexiste para os processos relacionados, bem como a necessidade de espaço físico para armazenamento dos documentos impressos”, avalia Quiñones.

Agora, a companhia planeja a aquisição do SE Training, módulo do SE Suite que proporciona o planejamento, execução, gerenciamento e avaliação de treinamentos, com uma plataforma de ensino a distância (EAD) integrada.

Nos últimos cinco anos, a SoftExpert atingiu um crescimento orgânico médio das exportações na ordem de 30%. Com mais de 2 mil clientes em mais de 37 países, em 2016 a companhia gerou um volume de negócios no exterior em volume superior US$ 4 milhões. 

Após os resultados na América Latina, a estratégia da empresa agora é crescer também em mercados como Europa, Ásia e Estados Unidos, com foco nos países do G20.

Recentemente, a empresa fechou parceria com a saudita Sela Digital Services para firmar operações no Oriente Médio. Além disso, ampliou sua estrutura no continente europeu com uma parceria de infraestrutura em Cloud Computing e Hosting com a Amazon Web Services. 

Já na Colômbia, a parceria com a Ricoh Colômbia já completa um ano de operação.

No início deste ano, a SoftExpert abriu um escritório no México, onde já atendia a empresas como a Aeroméxico. O novo escritório rendeu clientes como a operação mexicana da Givaudan, maior fabricante do mundo no mercado e aromas e fragrâncias; a Coppel, uma das maiores redes de lojas de departamento da América Latina; e a Prodemex, uma das empresas líderes do setor de construção e infraestrutura no país.

Para comandar este escritório, a SoftExpert contratou Roberto Carlos Ferrer, profissional com passagens por empresas como Oracle (México) e Ricoh (Colômbia). Nos Estados Unidos, a SoftExpert já atende a clientes como as multinacionais Smiths Medical, Yorozu Automotive, Fitesa e Dekalb.

A SoftExpert foi fundada em 1995 e conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo.